Desafios políticos, econômicos e sociais para os docentes na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24iesp1.13781

Palavras-chave:

Carreira docente, Democracia, Estado, Política educacional, Trabalho educativo.

Resumo

O objetivo deste artigo é estabelecer um panorama sobre alguns dos desafios que se colocam frente à condição de docente na América Latina, em especial no Brasil. Tais desafios são constituídos de aspectos econômicos, políticos e sociais, muito embora não se dissociem, pois há entre eles uma relação dialética. Os desafios que os docentes enfrentam para a realização da educação nos diferentes contextos abrangem temas diversos, tais como: formação inicial de professores, carreira docente, qualidade da educação, avaliação em larga escala e participação político-sindical. Cada um desses, em sua especificidade e interdependência, provoca determinadas reações, tanto no aspecto das proposições oficiais, quanto nas formas de enfrentamento por parte dos docentes.

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Biografia do Autor

Fabiano Antonio dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (UFMS), Corumbá – MS

Professor do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CPAN).

João Batista Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – (UNIOESTE), Campus de Cascavel – PR

Professor do Curso de Pedagogia.

Hellen Jaqueline Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (UFMS), Corumbá – MS

Professora do Curso de Pedagogia.

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Publicado

06/07/2020

Como Citar

DOS SANTOS, F. A.; ZANARDINI, J. B.; MARQUES, H. J. Desafios políticos, econômicos e sociais para os docentes na América Latina. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp1, p. 794–815, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp1.13781. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13781. Acesso em: 28 mar. 2024.

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