Condições pedagógicas para a formação de uma personalidade competitiva de um futuro especialista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.6.16132

Palavras-chave:

Educação profissional, Especialista competitivo, Processo de educação física, Pessoa harmoniosamente desenvolvida, Aptidão física

Resumo

A relevância do tema apresentado está condicionada pela necessidade de formação de uma personalidade harmoniosa e livremente desenvolvida na formação de especialistas competitivos no âmbito da educação profissional. O especialista competitivo não é apenas um trabalhador competente e altamente profissional, mas, antes de mais nada, uma personalidade, que se preocupa com a sua saúde, tem elevadas qualidades espirituais e morais, habilidades de pensamento atípico, flexível, pronto para o crescimento profissional contínuo, capaz de auto-organização e autoaperfeiçoamento. O enfoque de uma instituição profissionalizante é criar condições para que os alunos desenvolvam um estilo de vida saudável e qualidades pessoais que garantam a sua competitividade no mercado de trabalho, bem como desenvolvam uma personalidade espiritualmente moral e criativa que se adapte ao ambiente atual. A organização adequada do processo de educação física entre os alunos pode dar uma contribuição significativa nesse sentido. O estudo desenvolvido comprova experimentalmente o conteúdo do processo de educação física em instituição de ensino médio profissionalizante, visando à melhoria da aptidão física dos alunos. Revelou-se a influência positiva do conteúdo do processo educacional nos indicadores de aptidão física de alunos de instituições de ensino superior. O objetivo da pesquisa foi a justificativa teórica e a confirmação experimental da eficácia do conteúdo do processo de educação física em instituição de ensino profissionalizante superior para estudantes, visando a formação da personalidade de um especialista competitivo. O estudo revela um impacto positivo do conteúdo do processo educacional na formação da personalidade dos alunos e nos indicadores de preparação física dos universitários. O artigo apresenta o conteúdo do processo de educação física na instituição de ensino superior profissional. O significado prático do estudo reside na possibilidade de aplicação dos conteúdos desenvolvidos do processo de educação física em instituições de ensino secundário profissional, bem como na utilização de meios e métodos individuais em outras instituições de ensino.

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Biografia do Autor

Anastasia V. Stafeeva, Kozma Minin Nizhny Novgorod State Pedagogical University, Nizhny Novgorod – Russia

Associate Professor, Department of Physical Education Theoretical Foundations.

Vladimir A. Burtsev, Volga Region State Academy of Physical Culture, Sport and Tourism, Kazan – Russia

PhD in Education, Associate Professor, Department of Theory and Methodology of Physical Education and Sports.

Gerold L. Drandrov, I. Yakovlev Сhuvаsh State Pedagogical University, Cheboksary – Russia

Doctor in Education, Professor, Department of Sports Disciplines.

Irina Y. Burkhanova, Kozma Minin Nizhny Novgorod State Pedagogical University, Nizhny Novgorod – Russia

PhD in Education, Associate Professor, Department of Physical Education Theoretical Foundations.

Nikolay B. Vorobyov, Kozma Minin Nizhny Novgorod State Pedagogical University, Nizhny Novgorod, Russia

PhD in Psychology, Associate Professor

Svetlana S. Ivanova, Kozma Minin Nizhny Novgorod State Pedagogical University, Nizhny Novgorod – Russia

PhD in Education, Associate Professor, Department of Physical Education Theoretical Foundations.

Natalya V. Bystrova, Kozma Minin Nizhny Novgorod State Pedagogical University, Nizhny Novgorod – Russia

PhD in Education, Associate Professor, Department of Professional Education and Management of Educational Systems.

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

STAFEEVA, A. V.; BURTSEV, V. A.; DRANDROV, G. L.; BURKHANOVA, I. Y.; VOROBYOV, N. B.; IVANOVA, S. S.; BYSTROVA, N. V. Condições pedagógicas para a formação de uma personalidade competitiva de um futuro especialista. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.6, p. 3717–3735, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.6.16132. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16132. Acesso em: 20 dez. 2024.