Psicologia e educação

O manejo comportamental como práxis e estratégia de estudo para o TEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18689

Palavras-chave:

Psicologia, Educação, Manejo comportamental, TEA

Resumo

Este artigo tem como principal propósito discutir acerca do manejo comportamental baseado na Análise do Comportamento com o intuito de suscitar a reflexão para uma práxis e um estudo aprofundado sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por meio da metodologia adotada utilizando o Aberrant Behavior Checklist (ABC) e filmagens pré e pós-teste, foi possível descrever e comparar a frequência de comportamentos adequados e inadequados de crianças que apresentavam atipias em atendimentos individuais e, o repertório comportamental adequado e inadequado de profissionais da educação e da saúde no manejo destes comportamentos, antes e depois da participação em um programa de ensino baseado na forma de desenvolver o manejo. Os resultados foram positivos na medida em que houve um aumento significativo de comportamentos adequados e uma diminuição significativa de comportamentos inadequados tanto dos profissionais, quanto das crianças envolvidas.

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Biografia do Autor

Thaís Yazawa, Tribunal de Justiça de São Paulo

Psicóloga do Judiciário. Doutorado em Psicologia (UNESP).

Fabiola Colombani , Universidade de Marília

Docente e supervisora de estágio do Curso de Psicologia e Coordenadora da Clínica de Psicologia. Doutorado em Educação (UNESP).

Gelci Saffiotte Zafani, Universidade de Marília

Docente e supervisora de estágio do Curso de Psicologia. Mestrado em Educação (UNESP).

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Publicado

17/11/2023

Como Citar

YAZAWA, T.; COLOMBANI , F.; ZAFANI, G. S. Psicologia e educação: O manejo comportamental como práxis e estratégia de estudo para o TEA. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. 00, p. e023064, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27i00.18689. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18689. Acesso em: 22 dez. 2024.