A educação infantil no município de Marília (SP): a oferta, o atendimento e a infraestrutura e o plano nacional de educação

Autores

  • Carlos da Fonseca Brandão Professor Adjunto do Departamento de Educação da UNESP – Assis e do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP – Marília
  • Silvana Fernandes Lopes Professora do Departamento de Educação da UNESP – São José do Rio Preto e do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP – Marília.
  • Catharina Edna Rodrigues Alves Doutora em Educação pela UNESP – Marília e docente da graduação e da pós-graduação da Faculdade do Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP.
  • Ana Laura Jeremias Urel Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP – Marília e coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista – FAIP.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n1.2016.9395

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Educação Infantil, Oferta, Atendimento e Infraestrutura,

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada junto à Secretaria Municipal de Educação do município de Marília (SP), a qual procurou diagnosticar a situação das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’s) em Marília no que se refere às questões de oferta, atendimento e infraestrutura, tendo como parâmetro principal o Plano Nacional de Educação (PNE) que vigorou até 2011 (Lei nº 10.172/01). Diante da situação encontrada, o presente artigo também analisa as mesmas questões, à luz do atual Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 13.005/14), com o objetivo de verificarmos o quão distantes estamos (ou não) da consecução da meta nº 1 do atual PNE, relativa à Educação Infantil.

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Publicado

03/12/2016

Como Citar

BRANDÃO, C. da F.; LOPES, S. F.; ALVES, C. E. R.; UREL, A. L. J. A educação infantil no município de Marília (SP): a oferta, o atendimento e a infraestrutura e o plano nacional de educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 20, p. 108–117, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n1.2016.9395. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9395. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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