Através do espelho de Alice

Interesse, experiência e democracia nas ideias pedagógicas de John Dewey

Autores

  • Roberto Freire do Nascimento Junior Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v11i00.16538

Palavras-chave:

Pedagogia, Interesse, Experiência, Democracia

Resumo

O objetivo deste artigo é produzir uma resenha crítica de textos selecionados da obra do filósofo e pedagogo estadunidense John Dewey (1859 - 1952). Dividindo o texto em temas, a análise concentra-se em três pontos principais: a inclusão do “interesse” no processo educativo, a experiência objetiva como guia do ato de educar e a estruturação de uma educação para a democracia. Reconstrói-se brevemente a estrutura argumentativa do autor, baseando-se na revisitação bibliográfica e crítica feita por Robert B. Westbrook (2010) e em uma entrevista de Cristiane Trindade (2019). O método de análise aqui empregado é baseado na interpretação das ideias-chave do autor, visando apreender de que maneira Dewey imaginou e praticou sua pedagogia. Por fim, objetiva-se passar em vista duas críticas ao pensamento do autor, bem como tocar na atualidade de sua herança teórica, construindo um paralelo entre tais ideias e os conflitos que vivemos atualmente, principalmente no que tange a defesa da democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Freire do Nascimento Junior, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP – Brasil

Mestre em Letras pelo Departamento de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.

Referências

CARROLL, L. As Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

DEWEY, J. “Textos Selecionados”. In: WESTBROOK, R. B. et al. (org.). John Dewey. Recife: Massangana, 2010. p. 69-129.

TRINDADE, C. C. Pensadores na Educação: John Dewey e a educação para a democracia. Instituto Claro. 17 jan. 2019. 1 Vídeo (11min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JSh5-bgZjdA&t=3s&ab_channel=InstitutoClaro. Acesso em: 22 jun. 2021.

WESTBROOK, R. B. “John Dewey” (1859-1952). In: WESTBROOK, R. B. et al. (org.). John Dewey. Recife: Massangana, 2010. p. 11-33.

Publicado

30/12/2022

Como Citar

NASCIMENTO JUNIOR, R. F. do. Através do espelho de Alice: Interesse, experiência e democracia nas ideias pedagógicas de John Dewey. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 11, n. 00, p. e022012, 2022. DOI: 10.29373/sas.v11i00.16538. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/16538. Acesso em: 1 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.