Competência e desempenho: avaliação e administração da formação

Autores

  • João Mauro G. V. de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v2i1.6923

Palavras-chave:

Teoria Crítica, Tecnologia, Avaliação, Currículo, Didática,

Resumo

O presente trabalho pretende esboçar uma refl exão crítica a respeito do sistema educacional brasileiro, em especial à função exercida pelos métodos centralizados de avaliação no conjunto desse sistema (como no caso do ENEM e do ENADE), bem como algumas possíveis consequências dessa organização administrativa sobre o processo formativo do alunado brasileiro. Para tanto, recorre-se ao referencial teórico e metodológico da Teoria Crítica, especialmente aos conceitos adornianos de indústria cultural e de semiformação, além de sua atualização, no campo educacional, na crítica da didática desenvolvida pelo pedagogo alemão Andreas Gruschka e na sociologia do currículo levada a cabo pela pedagoga brasileira Mônica Ribeiro da Silva.

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Publicado

11/11/2013

Como Citar

CARVALHO, J. M. G. V. de. Competência e desempenho: avaliação e administração da formação. Revista Sem Aspas , [S. l.], v. 2, n. 1, p. 43–55, 2013. DOI: 10.29373/sas.v2i1.6923. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/6923. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos