Competência e desempenho: avaliação e administração da formação
DOI:
https://doi.org/10.29373/sas.v2i1.6923Palavras-chave:
Teoria Crítica, Tecnologia, Avaliação, Currículo, Didática,Resumo
O presente trabalho pretende esboçar uma refl exão crítica a respeito do sistema educacional brasileiro, em especial à função exercida pelos métodos centralizados de avaliação no conjunto desse sistema (como no caso do ENEM e do ENADE), bem como algumas possíveis consequências dessa organização administrativa sobre o processo formativo do alunado brasileiro. Para tanto, recorre-se ao referencial teórico e metodológico da Teoria Crítica, especialmente aos conceitos adornianos de indústria cultural e de semiformação, além de sua atualização, no campo educacional, na crítica da didática desenvolvida pelo pedagogo alemão Andreas Gruschka e na sociologia do currículo levada a cabo pela pedagoga brasileira Mônica Ribeiro da Silva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11/11/2013
Como Citar
CARVALHO, J. M. G. V. de. Competência e desempenho: avaliação e administração da formação. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 2, n. 1, p. 43–55, 2013. DOI: 10.29373/sas.v2i1.6923. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/6923. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos