Uma reflexão pós-crítica sobre corpo, gênero, sexualidade no ambiente educacional

Autores

  • Wendel Souza Santos Graduado em Pedagogia. UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Departamento de Ciências da Educação. Ilhéus - BA - Brasil. 45662-900

DOI:

https://doi.org/10.29373/sas.v3i1.7538

Palavras-chave:

Desnaturalizar, Desnormatizar, Gênero, Sexualidade, Educação,

Resumo

O presente artigo aborda as temáticas sobre gênero, corpo, sexualidade e educação na perspectiva pós-estruturalista queer. Nosso objetivo foi refletir sobre as inter-relações das questões sobre sexualidade, gênero e educação. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica qualitativa, tendo como base os teóricos de cunho pós- críticos. As análises foram realizadas através dos pressupostos teórico-analíticos de Foucault, referentes à história da sexualidade, em consonância com Deborah Britzman, Guacira Lopes Louro, Jeffrey Weeks, Judith Butler, entre outros, sobre as questões referentes gênero, corpo, sexualidade e educação. Concluímos que no sistema educacional prevalecem relações de pode e saber, o que pode ou não inserir as temáticas de gênero, corpo e sexualidade no ambiente escolar. Os estudos pós-críticos vêm nos alertar para este fato, buscando repensar o papel da educação na tentativa de (des)normatizar as relações de gênero, corpo e sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendel Souza Santos, Graduado em Pedagogia. UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz - Departamento de Ciências da Educação. Ilhéus - BA - Brasil. 45662-900

WENDEL SOUZA SANTOS É GRADUADO EM PEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ-UESC, PELO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO.

Downloads

Publicado

07/10/2015

Como Citar

SANTOS, W. S. Uma reflexão pós-crítica sobre corpo, gênero, sexualidade no ambiente educacional. Revista Sem Aspas , Araraquara, v. 3, n. 1, p. 34–47, 2015. DOI: 10.29373/sas.v3i1.7538. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/7538. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos