Teoria queer e educação para uma abordagem não normalizadora

Wendel Souza Santos

Resumo


A analítica queer comumente relacionada a estudos de gênero é uma abordagem conceitual recente. Este artigo objetiva principalmente trazer à tona essa perspectiva explorada na análise crítica do campo educacional. Portanto, o grande desafio na educação seja o de re- pensar o que seja educar, como educar e para quem educar. Em uma perspectiva não normalizadora, educar seria uma atividade dialógica em que as experiências até hoje inviabilizadas, não- reconhecidas, ou, mais comumente, violentadas, passassem a ser incorporadas no cotidiano escolar, modificando a hierarquia entre quem educa e quem é educado e buscando estabelecer mais simetria entre eles de forma a se passar da educação para um aprendizado relacional e transformador para ambos.

Palavras-chave


Diferença. Educação. Teoria queer. Identidade.

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DOI: https://doi.org/10.29373/semaspas.v6.n2.2017.8224



 

 

Rev. Sem Aspas, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN  2358-4238, p-ISSN: 2238-359X

DOI Prefix: 10.29373/semaspas

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