https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/issue/feed Revista Sem Aspas 2023-08-07T16:19:25-03:00 Carlos Henrique Gileno semaspas2017fclar@gmail.com Open Journal Systems <p>A <strong>Revista Sem Aspas <em>(Sem Aspas Journal) </em></strong>é iniciativa dos discentes e docentes do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP, campus de Araraquara). A sua primeira publicação impressa foi divulgada no primeiro semestre de 2012. Em 2017, a sua publicação tornou-se periódica eletrônica online ao ingressar na Plataforma SEER/OJS.</p> <p>A revista é publicada continuamente, sendo valorizados os trabalhos acadêmicos nas disciplinas ministradas, na iniciação científica, nos trabalhos de conclusão de curso e nos programas de pós-graduação.</p> <p>A <strong>Revista Sem Aspas</strong> é espaço primordial para a divulgação dos trabalhos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências e Letras e de outras instituições de ensino superior nacional e internacional. O Conselho Editorial e Científico aceita para avaliação trabalhos oriundos de pesquisas efetivadas no âmbito da Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Os artigos sobre cultura e educação, entre outros, devem estar relacionados a uma daquelas três áreas tronco das Ciências Sociais.</p> <p>É contínuo o fluxo de avaliação dos artigos enviados à revista. O periódico está indexado nas bases de dados <em>Google Scholar</em>, <em>Livre (Periódicos de Livre Acesso)</em>, <em>Diadorim</em>,<em> JURN</em>, <em> Sumários.org</em>,<em> Portal de Periódicos CAPES</em>, <em>BASE (Bielefeld Academic Search Engine)</em>, <em>LATINDEX </em>e <em>ClustrMaps</em>. <em> </em>É filiado à <em>Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC)</em><em> </em>e identificado pelo prefixo DOI (Digital Object Identifier).</p> <p>Em 2021, a <strong>Revista Sem Aspas </strong>é periódico de Publicação Contínua.</p> https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/17787 Humanismo inumano 2023-06-30T18:55:46-03:00 Milagros Elena Rodríguez melenamate@hotmail.com <p>Resgatamo-nos e reconhecemos o dano criado à terra em que a assumimos como complexus. Como objetivo complexo analisamos o humanismo como inumano em uma desconstrução rizomática na decolonialidade planetária – a complexidade, como um transmétodo. É uma investigação onde a natureza da vida é recuperada. O transmétodo em suas reconstruções e conclusões nos leva à reforma do pensamento do humanismo nefasto, com o mote da pesquisa: Nunca humanistas, sempre planetários decoloniais em des-vinculações e re-vinculações complexas de pensar e agir. Se não houver uma des-vinculação entre humanismo e colonialidade, nunca poderemos religar essências libertadoras. Unimo-nos por exercícios decoloniais complexos planetários em instituições de ensino e comunidades. Somos afligidos pela dor na humanidade, diante de todos somos cristãos, não religiosos, pelo reconhecimento de Jesus Cristo como o filho de Deus que foi crucificado e ressuscitou para que ganhássemos uma vida eterna, com outro corpo em uma nova terra.</p> 2023-08-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Sem Aspas https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/17738 A inserção da participação social brasileira no debate das teorias democráticas 2023-06-30T18:57:24-03:00 Mariana Vasconcelos mariana.vasconcelos@unesp.br <p>O presente trabalho tem como objetivo explorar as interseções existentes entre as teorias democráticas e a participação social no contexto brasileiro. As teorias democráticas representam uma área crucial da Ciência Política e discutem como o conceito de democracia é compreendido por diferentes autores. Por sua vez, a participação social é outra área importante da Ciência Política e um princípio fundamental inerente à democracia, constituindo-se em um exercício essencial para estabelecer uma maior proximidade entre o Estado e a sociedade e viabilizar a implementação de políticas públicas. Através de uma revisão bibliográfica de autores referenciados nas teorias da democracia e na participação social, o artigo tem como propósito apresentar e analisar os conceitos-chave que aproximam essas duas áreas, considerando os pressupostos metodológicos da Ciência Política e da pesquisa em políticas públicas. A investigação realizada revela uma aproximação conceitual e metodológica que pode ser estabelecida entre as duas áreas no contexto brasileiro, uma vez que essas teorias convergem ao serem aplicadas em uma análise abrangente das condições que permitem a participação ativa da população na construção do sistema político.</p> 2023-08-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Sem Aspas https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/18040 Educação libertadora segundo Antonio Gramsci e Célestin Freinet 2023-06-30T18:54:07-03:00 Júlia Loffreda Costa julialoffreda@usp.br Waldemar Ferreira Netto wafnetto@usp.br <p>Antonio Gramsci e Célestin Freinet conceberam uma educação democrática e libertadora, voltada para atender às necessidades das classes populares. Embora compartilhassem o mesmo objetivo, a escola moderna de Freinet e a escola unitária de Gramsci apresentavam metodologias distintas. Este artigo analisa e compara seus escritos, além de recorrer a outras pesquisas para destacar seus métodos pedagógicos em relação à realidade de sua aplicação. O presente estudo explora como as críticas de ambos os autores se complementam em suas propostas. Os desafios práticos, bem como a relevância de seus critérios educacionais, são abordados em consonância com a realidade histórica brasileira e suas necessidades sociais, para que a educação possa fornecer apoio efetivo. Reflete-se sobre as teorias de Gramsci e Freinet com base em seu objetivo comum de identificar na educação um caminho para uma sociedade igualitária, alcançando a libertação através do desenvolvimento do senso crítico.</p> 2023-07-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Sem Aspas https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/18008 Bolsa Família 2023-06-30T18:55:15-03:00 Vinícius Bernardes bernardesociais@gmail.com <p>Este trabalho aborda um debate concernente a uma política pública redistributiva que foi formulada com o intuito de abordar desigualdades historicamente mantidas no âmbito institucional do Brasil. A questão central que se apresenta é a compreensão da trajetória da formulação de políticas públicas no país como um processo de aprimoramento do conceito de cidadania, tendo o Programa Bolsa Família como alicerce para sustentar essa argumentação. Utilizando análise, interpretação e conexão com textos acadêmicos, o propósito primordial deste artigo é desmistificar algumas falácias disseminadas na sociedade brasileira, as quais procuram deslegitimar a eficácia desse programa, classificando-o como uma iniciativa populista e eleitoreira. Chegamos, ao final, à conclusão de que o enfrentamento das desigualdades requer medidas que vão além dos programas de redistribuição de renda.</p> 2023-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Sem Aspas https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/17643 A educação em Gramsci como resultado histórico das relações sociais e sua proximidade com o pensamento hegeliano e marxiano 2023-07-14T16:40:33-03:00 José Antonio Espínola jose.espinola@usp.br <p>Considerando o contexto do século XX e a ascensão dos regimes totalitários, é notório como as condições de trabalho e a liberdade humana foram desvalorizadas durante tal período. Sabendo disso, este escrito possui como objetivo investigar as análises feitas por Gramsci ao longo de sua vida sobre este fenômeno, de modo a compreender como ele se encontra conectado à uma tradição filosófica que o auxilia a pensar seu contexto social e, por conseguinte, a educação. Para atingir tais metas, foram traçadas semelhanças entre o pensamento gramsciano, marxiano e hegeliano, de maneira a comparar e relacionar conceitos centrais de cada filósofo, como os de crítica, ideologia, intelectual e história. Diante destas análises, conclui-se que é plausível apontar uma proximidade entre o pensamento gramsciano e as filosofias de Hegel e Marx, de jeito a evidenciar o porquê da educação em Gramsci é o meio de transformação do mundo.</p> <p><strong> </strong></p> 2023-10-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Sem Aspas https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/16894 Os Sertões entre a civilização e a barbárie 2023-06-30T19:00:09-03:00 Guilherme Ferreira Defina guilherme.defina@unesp.br <p>Este artigo contextualiza a importância de “Os Sertões” de Euclides da Cunha, na Guerra de Canudos e no desenvolvimento da Sociologia Brasileira, destacando sua transcendência além de uma mera narrativa histórica ao explorar a intersecção entre ciência e arte, marcando a literatura brasileira. O objetivo principal é analisar como uma suposta perspectiva sociológica euclidiana influenciou o pensamento social brasileiro, especialmente através da antinomia entre os “civilizados” e os “bárbaros”. O referencial teórico incorpora as ideias de Euclides da Cunha, teorias sociológicas da época e conceitos da literatura comparada, enquanto a metodologia envolve análise crítica da obra e contextualização histórica e social da Guerra de Canudos. Os resultados destacam a contribuição significativa de Euclides da Cunha para a Sociologia Brasileira, introduzindo conceitos e abordagens únicas, e as discussões enfatizam sua relevância na compreensão das dinâmicas sociais e culturais do Brasil no século XIX. Este estudo contribui para a área ao ressaltar a importância do pensamento sociológico euclidiano na construção do pensamento social brasileiro e na compreensão das relações entre cultura e sociedade no contexto da Guerra de Canudos.</p> 2023-10-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Sem Aspas https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/16682 Werner Sombart e a Noosociologia 2023-06-30T19:00:51-03:00 João Guilherme Damiani j.damiani@unesp.br <p>O conceito de espírito em Werner Sombart foge à lógica economicista na análise do sistema econômico capitalista, pois, a partir de uma interpretação sociológica da história, o pensador alemão enfatiza as subjetividades capazes de se verter em arranjos comportamentais, ocasionando um sistema econômico que se relaciona às atitudes mentais dos indivíduos. Desse modo, o presente trabalho busca apresentar os principais conceitos e a importância de Werner Sombart a partir de seus próprios textos e comentadores, visando analisar o desenvolvimento do capitalismo dentro de um quadro de referência que coloca como endógeno os estudos sobre economia, sociedade e história a partir da noção de espírito, não reduzindo o capitalismo à economia, mas incorporando-a para explicar a mentalidade de uma época. Dessa forma, faz o resgate histórico de um dos conceitos-chave da sociologia a partir de um dos principais sociólogos do século XX.</p> 2023-10-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Sem Aspas https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/18053 Inconsciente e o processo de ab-reação do pensamento mágico Ioruba 2023-07-14T16:48:48-03:00 Pedro Henrique Araújo ph.araujo@unesp.br Beatriz Leal de Carvalho beatrizleal@estudante.ufscar.br <p>Toda a ritualística propiciada pelo pensamento mágico Ioruba advém de mitos primordiais, bem como a ação e a reação no cumprimento ou não dos dogmas propostos. Dessa forma, as mitologias dos Orixás estruturam o inconsciente do adepto, de modo que ao incorrer no descumprimento de um preceito, gera-se males de diversas ordens. Entretanto, ao mesmo tempo, essa mitologia pode propiciar uma melhora qualitativa na vida dos neófitos. Assim, o estudo propõe uma revisão acerca do conceito de inconsciente na perspectiva de Claude Lévi-Strauss. Para tanto, serão revisitados os escritos a respeito da construção da antropologia estrutural para compreender o que é chamado de inconsciente e a aplicabilidade deste conceito junto ao pensamento Ioruba para, então, discorrer sobre a simbolização e os resultados objetivos dos rituais. A hipótese é que, ao trazer à consciência determinadas <em>quizilas</em>, possibilita-se que o conflito se desenrole num plano tal que conduz para seu desenlace.</p> 2023-10-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Sem Aspas https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/17215 Direito e Ciências Sociais 2023-06-30T18:59:44-03:00 Augusto Bergo fargoni.bergo@unesp.br Jamil Gonçalves do Nascimento Junior nascimento.jr@unesp.br <p>O presente artigo científico objetiva demonstrar como instrumentos inseridos na área das Ciências Sociais podem contribuir para o campo jurídico. Para isso, a abordagem da relação entre ambas as esferas pontuará (i) as possíveis razões do distanciamento; (ii) as inevitáveis consequências dessa ausência de diálogo; (iii) e, por meio de exemplos, demonstrar que pesquisas que utilizaram métodos de áreas das Ciências Sociais puderam enxergar além do Direito, a fim de denotar a necessidade de se estreitarem os laços do mesmo campo, mesmo que com diferentes olhares. Desse modo, será possível compreender como essas duas esferas que não dialogam entre si podem contribuir para o avanço do campo jurídico.</p> 2023-11-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Sem Aspas https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/15481 Autarquias locais e boa governança em Moçambique 2023-06-30T19:01:20-03:00 Manuel Ossifo Abuchama Mopiua mopiua@gmail.com <p>Ao longo dos anos, são diversas as questões que se levantam quanto à real importância das autarquias relativamente ao desenvolvimento local, e à forma como o desempenham. As autarquias locais são pessoas coletivas públicas territoriais dotadas de órgãos representativos que visam a satisfação dos interesses próprios das populações respetivas. A investigação incide, em particular, no Município da Beira. Especialmente no que concerne à capacidade de tomada de decisões articuladas com as condições locais, visa-se a ilustração das funções e competências que assume e desenvolve, bem como o papel de prestadora de serviços, no que diz respeito às acessibilidades, razão pela que o presente estudo tem como objetivo principal analisar a Importância das Autarquias locais para a promoção de uma boa Governança, Em conclusão, o papel da Autarquia consiste em aprimorar as infraestruturas urbanas fundamentais, abrangendo estradas, sistemas de drenagem e esgoto, bem como (b) aprimorar a qualidade e abrangência dos serviços urbanos essenciais, tais como a coleta de resíduos, saneamento e fornecimento de água.</p> 2023-11-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Sem Aspas https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/18098 Possibilidades teóricas e metodológicas para interpretação do gosto e do consumo no mercado de plantas ornamentais 2023-07-14T16:50:59-03:00 Lucas Vasques lucasvasques2009@gmail.com Thais Caetano de Souza thaiccaetano2@gmail.com <p>As plantas ornamentais raramente são alvo de estudo em Ciências Sociais, para enfrentar esse problema, foi proposto, além da consideração como um mercado, as categorias de gosto e consumo como centrais para construção dessa agenda de pesquisa. Para isso, mobilizou-se uma revisão bibliográfica sobre os temas do consumo e do gosto, além da consulta sobre a temática das plantas ornamentais na base de dados do SciELO e no Banco de Teses &amp; Dissertações da capes. Sobre o gosto, foi considerado que as plantas ornamentais representariam determinados estilos de vida e sociabilidades. Assim, mensurar o consumo de plantas ornamentais poderia também verificar em que medida existiria uma relação entre economia, estilos de vida e plantas específicas. A partir da mobilização dessas duas categorias, gosto e consumo, demonstrou-se a possibilidade de construir uma agenda de pesquisa que considere as plantas ornamentais como um fenômeno social relevante.</p> 2023-11-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Sem Aspas https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/17645 A formação integral do ser humano 2023-07-14T16:41:36-03:00 Vitor Nicolau Palomo Garcia vitor.palomo31@usp.br Juliana de Souza Silva juped@usp.br <p>Georg Kerschensteiner defendeu a criação de Escolas do Trabalho e da reforma educacional para o estabelecimento de uma educação ativa e prática. Visando analisar estes conceitos gerais, este artigo recorre a um caminho cronológico da formação de Kerschensteiner e explora as influências que recebeu de Johann Pestalozzi, John Dewey e Eduard Spranger, essenciais para compreender o pensamento kerschensteineriano. Deste modo, ainda que sucintamente, mostra a recepção inferencial de seus escritos no Brasil por Fernando de Azevedo e, em forma de estudo de caso, pela reforma educacional ocorrida em Pelotas – RS, em 1924. Diante de tal análise, é possível compreender os motivos da defesa kerschensteineriana da educação prática e sua necessidade para a formação de indivíduos integrais, capazes de produzir e conviver em sociedade.</p> 2023-11-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Sem Aspas https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/18069 As Tonalidades do Amor 2023-06-30T18:53:00-03:00 Milena Diamantino Pessi milena.pessi@unesp.br <p>O artigo tem como objetivo apresentar uma análise comparativa sobre a concepção do amor por sociólogos clássicos, como Émile Durkheim, e por contemporâneos, como Danilo Martuccelli, entre outros, com foco em uma perspectiva masculina e majoritariamente branca. A partir dessa comparação, o texto explora como essa perspectiva é distinta da realidade amorosa vivida por mulheres negras, que, muitas vezes, são impedidas de experimentar o amor de forma plena, como pode ser observado na música “Normal Girl”, da cantora SZA. Na letra, a artista expressa as suas angústias ao relatar que nunca se sentiu verdadeiramente amada, uma vez que esse sentimento é percebido como um privilégio negado devido à sua cor de pele.</p> 2023-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Sem Aspas