https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/issue/feed Revista Sem Aspas 2024-09-23T09:36:00-03:00 Carlos Henrique Gileno semaspas2017fclar@gmail.com Open Journal Systems <p>A <strong>Revista Sem Aspas <em>(Sem Aspas Journal) </em></strong>é iniciativa dos discentes e docentes do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP, campus de Araraquara). A sua primeira publicação impressa foi divulgada no primeiro semestre de 2012. Em 2017, a sua publicação tornou-se periódica eletrônica online ao ingressar na Plataforma SEER/OJS.</p> <p>A revista é publicada continuamente, sendo valorizados os trabalhos acadêmicos nas disciplinas ministradas, na iniciação científica, nos trabalhos de conclusão de curso e nos programas de pós-graduação.</p> <p>A <strong>Revista Sem Aspas</strong> é espaço primordial para a divulgação dos trabalhos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências e Letras e de outras instituições de ensino superior nacional e internacional. O Conselho Editorial e Científico aceita para avaliação trabalhos oriundos de pesquisas efetivadas no âmbito da Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Os artigos sobre cultura e educação, entre outros, devem estar relacionados a uma daquelas três áreas tronco das Ciências Sociais.</p> <p>É contínuo o fluxo de avaliação dos artigos enviados à revista. O periódico está indexado nas bases de dados <em>Google Scholar</em>, <em>Livre (Periódicos de Livre Acesso)</em>, <em>Diadorim</em>,<em> JURN</em>, <em> Sumários.org</em>,<em> Portal de Periódicos CAPES</em>, <em>BASE (Bielefeld Academic Search Engine)</em>, <em>LATINDEX </em>e <em>ClustrMaps</em>. <em> </em>É filiado à <em>Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC)</em><em> </em>e identificado pelo prefixo DOI (Digital Object Identifier).</p> <p>Em 2021, a <strong>Revista Sem Aspas </strong>é periódico de Publicação Contínua.</p> https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/17650 Espaço e educação 2023-07-14T16:42:32-03:00 Guilherme Guerra guilhermeguerra@usp.com.br Juliana de Souza Silva juped@usp.br <p>O presente artigo analisa as concepções sobre o espaço educativo presentes nas proposições de três importantes autores: Johann Pestalozzi, Maria Montessori e Célestin Freinet. Uma vez que todos eles questionaram, em diferentes medidas, os modos de organização do espaço educativo, busca-se, com este texto, compreender e comparar seus objetivos educacionais e os modos como pensaram a manipulação do espaço escolar para alcançá-los. Partindo-se das contribuições de Pierre Bourdieu (2010), para quem o espaço funciona como um dos dispositivos de promoção da <em>violência simbólica</em>, pretende-se lançar luz à discussão sobre esta variável que é tão importante para o desenvolvimento do trabalho educativo, mas que nem sempre ocupa a devida atenção nas discussões acerca da educação.</p> 2024-03-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Sem Aspas https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/18864 As instituições participativas no Brasil, seus desafios e a “exportação” de modelos para o exterior 2024-04-16T15:12:13-03:00 Inácio de Paula e Silva inacio.silva@unesp.br <p>Objetivou-se, neste trabalho, expor o recente paradigma de desmobilização das Instituições Participativas (IPs) no Brasil, ao mesmo tempo, em que se analisou como o Orçamento Participativo (OP), uma importante IP brasileira, teve seu modelo “exportado” para um país asiático: o Japão. As IPs, órgãos institucionalizados promotores da participação social, configuram-se como portadoras de um potencial ímpar para o fortalecimento democrático, conforme defendido por diversos autores mencionados nas referências deste trabalho. Através de pesquisa bibliográfica e documental, com ênfase no estudo de caso monográfico realizado pelo autor, evidenciou-se que o esforço ativo contra as IPs constitui um movimento consciente em direção ao enfraquecimento da democracia. Por outro lado, a difusão internacional do OP demonstra, como será abordado, a importância perene da referida experiência participativa criada no Brasil, posicionando o país como um “laboratório” de desenvolvimento de experiências participativas adotadas globalmente.</p> 2024-11-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Sem Aspas https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/19601 Etapas do populismo na América Latina 2024-09-23T09:36:00-03:00 Matheus Silveira Lima silveira_lima@hotmail.com <p>O presente artigo apresenta três momentos marcantes do populismo, em que duas ideias merecem ser esclarecidas mais a fundo: o populismo se desenvolve na América Latina como possibilidade de modernização, tornada possível através da mudança de eixo dos mecanismos de dominação, do velho colonialismo europeu, para o capitalismo financeiro norte-americano. A outra questão diz respeito à correlação entre o populismo e o patrimonialismo, na medida em que ambos trazem progressos, mas se “congelam” e tornam-se empecilhos para novos avanços, especialmente no que diz respeito ao fortalecimento da sociedade civil organizada. Por isso, em grande medida, passam a receber uma leitura conceitual e acadêmica bastante negativa. Nesse sentido, entender o populismo é fazer permanentemente um movimento histórico, de idas e vindas, entre política e economia, para compreender a América Latina em suas especificidades, seus descarrilamentos e retomadas aceleradas de movimento em busca de um futuro idealizado.</p> 2024-11-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Sem Aspas