As teorias micro e macro em educação para a concretização dos Direitos Humanos a partir do contexto pós-colonial

Gabriela Pirajá Cecilio Bunhola, Maria Amália de Figueiredo Pereira Alvarenga

Resumo


O presente trabalho visa apresentar soluções na área educativa para fortalecer a aplicação e respeito aos direitos humanos, a partir da realidade vigente, que apresenta resquícios da marginalização e inferiorização de diversas etnias e opções culturais e sexuais dos povos, decorrente da colonização dos povos latinos, da influência do eurocentrismo e da noção universalizada que mascara o real viés dos direitos humanos. Os caminhos apontados para tornar efetiva a proteção a tais garantias fundamentais passam desde a formação do cidadão através da educação consciente e direcionada nos pequenos núcleos familiares (teoria micro) e também pela inclusão da disciplina de Direitos Humanos nas grades curriculares dos ensinos fundamentais, médio e superior (teoria macro). O objetivo deste artigo é apontar respostas para a problemática supra exposta, através de uma posição ativa visando formar cidadãos e jurisdicionados participativos e respeitadores dos direitos humanos.

Palavras-chave


Educação; Direitos Humanos; Teorias Pós-Coloniais;

Texto completo:

PDF


E-ISSN: 1982-4637