Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A submissão está de acordo com as diretrizes para autores do site da revista.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Se o artigo estiver sendo enviado para um dossiê, os autores devem mencionar na submissão, no campo "Comentários ao Editor", o nome do dossiê.
- Pelo menos um dos autores deve possuir titulação mínima equivalente ao Doutorado. Serão aceitas propostas de alunos de Programas de Pós-Graduação, desde que acompanhados de seus orientadores.
- Ao enviar o manuscrito, o autor deve inserir os coautores responsabilizando-se por informar as respectivas titulações, URL do Currículo Lattes, ORCID, afiliação institucional e resumo da biografia nos devidos campos.
- Os artigos submetidos deverão passar pelos processos editoriais da Editora Ibero-Americana de Educação, sendo preciso realizar os serviços editoriais.
- O arquivo de envio está no formato Microsoft Word .docx, OpenOffice ou RTF.
- A Folha de Rosto e a Declaração de Originalidade e Autoria serão anexadas à submissão.
- O manuscrito está seguindo o template do periódico. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista, bem como as Normas ABNT mais recentes.
- Entendo que se o plágio ou o autoplágio for identificado durante o processo de avaliação, o artigo não será publicado. O título do artigo, nome(s) e afiliação do autor(s) aparecerão na seção RETRATAÇÃO.
- Entendo que estou submetendo o artigo para publicação neste periódico e, se submetê-lo a outro veículo (revista, livro, etc.) após o início da revisão por pares, ou se decidir publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de aceite, o título do artigo, meu nome (e dos co-autores, se houver) e minha afiliação institucional serão publicados na seção RETRATAÇÃO.
- Estando em conformidade com a Ciência Aberta, concordamos com a publicação dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito.
Artigos - Área da Educação
Artigos de revisão e pesquisa
São aceitos artigos originais de revisão (avaliações críticas e sistematizadas da literatura sobre temas específicos) e de pesquisa (manuscritos de pesquisa inédita, organizados com objetivo de divulgação científica e descritos de maneira que possibilite à pesquisa ser replicada/reproduzida). Em sua estrutura mínima, devem apresentar introdução, materiais e métodos/metodologia, resultados, discussão e considerações finais/conclusão. Esta seção somente aceita artigos de professores e pesquisadores com titulação mínima de Doutor ou pós-graduandos com seus respectivos orientadores - máximo três autores.
Artigos teóricos
Manuscritos que defendem um argumento, ideia ou hipótese a partir de uma sólida base teórica e/ou empírica, mas que não apresentam dados de pesquisa originais. A estrutura recomendada é de introdução, com apresentação da tese a ser defendida e apresentação dos tópicos a serem tratados; desenvolvimento, dividido de acordo com a natureza dos argumentos e exposição necessária para a construção das bases que sustentam o trabalho; e considerações finais, consolidando a defesa da tese à luz da sustentação apresentada.
Resenhas
Manuscritos informativos e analíticos baseados em obras previamente publicadas, realizados com o objetivo de divulgá-las e analisá-las criticamente, sendo obrigatória a justificativa de sua produção. Sugerimos que os manuscritos submetidos a esta seção apresentem em sua estrutura a referência bibliográfica completa, bem como as credenciais do autor da obra resenhada. Além disso, é indicado que a obra apresente o quadro de referência do autor e informações dentro do domínio de apreciação da obra, descrevendo o julgamento, a forma, o estilo e parâmetros de mérito do texto.
Seção de Comunicações/Short Communication
Reúne textos que são resultado de análises e discussões acerca de levantamento de um tema relevante – com público-alvo amplo, realizadas por um ou grupo de investigadores consolidado e que tragam resultados generalizáveis para o campo da Educação e Saude.
Relatos de Experiência
Manuscritos que apresentem análise e discussão de observações originais, devendo apresentar minimamente em sua estrutura: introdução, estado da arte, relato da experiência e discussão
Artigos - Áreas da Educação e Saúde
Artigos de revisão e pesquisa
São aceitos artigos originais de revisão (avaliações críticas e sistematizadas da literatura sobre temas específicos) e de pesquisa (manuscritos de pesquisa inédita, organizados com objetivo de divulgação científica e descritos de maneira que possibilite à pesquisa ser replicada/reproduzida). Em sua estrutura mínima, devem apresentar introdução, materiais e métodos/metodologia, resultados, discussão e considerações finais/conclusão. Esta seção somente aceita artigos de professores e pesquisadores com titulação mínima de Doutor ou pós-graduandos com seus respectivos orientadores - máximo três autores.
Artigos teóricos
Manuscritos que defendem um argumento, ideia ou hipótese a partir de uma sólida base teórica e/ou empírica, mas que não apresentam dados de pesquisa originais. A estrutura recomendada é de introdução, com apresentação da tese a ser defendida e apresentação dos tópicos a serem tratados; desenvolvimento, dividido de acordo com a natureza dos argumentos e exposição necessária para a construção das bases que sustentam o trabalho; e considerações finais, consolidando a defesa da tese à luz da sustentação apresentada.
Artigos - Área da Saúde
Artigos de revisão e pesquisa
São aceitos artigos originais de revisão (avaliações críticas e sistematizadas da literatura sobre temas específicos) e de pesquisa (manuscritos de pesquisa inédita, organizados com objetivo de divulgação científica e descritos de maneira que possibilite à pesquisa ser replicada/reproduzida). Em sua estrutura mínima, devem apresentar introdução, materiais e métodos/metodologia, resultados, discussão e considerações finais/conclusão. Esta seção somente aceita artigos de professores e pesquisadores com titulação mínima de Doutor ou pós-graduandos com seus respectivos orientadores - máximo três autores.
Artigos teóricos
Manuscritos que defendem um argumento, ideia ou hipótese a partir de uma sólida base teórica e/ou empírica, mas que não apresentam dados de pesquisa originais. A estrutura recomendada é de introdução, com apresentação da tese a ser defendida e apresentação dos tópicos a serem tratados; desenvolvimento, dividido de acordo com a natureza dos argumentos e exposição necessária para a construção das bases que sustentam o trabalho; e considerações finais, consolidando a defesa da tese à luz da sustentação apresentada.
Relatos de Pesquisa
Manuscritos produzidos com o intuito de divulgar reflexões e/ou resultados de pesquisas, sejam elas experimentais ou documentais. Aceita mais que três autores, acompanhado pelos orientadores, podendo incluir estudantes de graduação. Prioriza colaborações entre grupos de pesquisa ou grandes publicações de um único grupo de pesquisa.
Ensaios
Textos dedicados a defender um ponto de vista de pesquisadores com titulação de doutor. A construção teórica desta produção textual é baseada, principalmente, na opinião do autor. A estrutura recomendada é de introdução, em que se apresenta a tese e a questão a ser debatida; desenvolvimento, com apresentação de argumentos de caráter opinativo e da literatura; e conclusão.
Entrevistas
Manuscritos organizados com o objetivo de divulgação de entrevistas – seja na íntegra, seja sistematizada – com relevância para a área de Educação. Esses manuscritos devem conter a apresentação do entrevistado, transcrição direta ou indireta da entrevista, discussão e considerações finais. Salienta-se que o agente entrevistado não pode ser considerado um dos autores do manuscrito.
Declaração de Direito Autoral
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.