O Ages and Stages Questionnaires (ASQ-BR) e ações colaborativas entre pais e educadores

Autores

  • Patrícia Carla de Souza Della Barba Universidade Federal de São Carlos
  • Mayara Soler Ramos Mazak Universidade Federal de São Carlos
  • Evellin Eri Miyamoto Universidade Federal de São Carlos
  • Maysa Marinho Antunes Ramos Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0003-0158-256X

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.10581

Palavras-chave:

Monitoramento, Desenvolvimento infantil, ASQ-BR, Educação infantil, Família.

Resumo

No Brasil, percebe-se uma carência de instrumentos de monitoramento do desenvolvimento infantil que subsidiem a Intervenção Precoce. Isto posto, o Ages and Stages Questionnaires surge como uma possibilidade, visto que permite a participação de pais e educadores no acompanhamento do desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi verificar a aplicabilidade do ASQ-BR por educadores, bem como o envolvimento dos pais nesse processo. Para a coleta de dados utilizou-se o ASQ-BR, um pré e pós-teste aplicados aos educadores, um guia de questões para analisar suas impressões pessoais e um diário de campo para o acompanhamento da aplicação do instrumento. Os resultados revelaram que os educadores possuem capacidades para aplicar o ASQ-BR e que o instrumento permitiu maior compartilhamento de informações sobre o desenvolvimento infantil entre pais e educadores. O ASQ-BR aponta potencialidades no contexto da educação infantil, pois é um instrumento que permite acompanhar o desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Mayara Soler Ramos Mazak, Universidade Federal de São Carlos

Profa. Dra. do Departamento de Terapia Ocupacional/PPGTO

Evellin Eri Miyamoto, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional/PPGTO

Maysa Marinho Antunes Ramos, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional/PPGTO

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Publicado

16/01/2018

Como Citar

DELLA BARBA, P. C. de S.; MAZAK, M. S. R.; MIYAMOTO, E. E.; RAMOS, M. M. A. O Ages and Stages Questionnaires (ASQ-BR) e ações colaborativas entre pais e educadores. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 14, n. 1, p. 31–40, 2018. DOI: 10.26673/rtes.v14.n1.2018.10581. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10581. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação