Alfabetização e africanidades: experiências formativas no curso de extensão ler e escrever na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.10632

Palavras-chave:

Alfabetização, Ensino de leitura e escrita, Africanidades, Formação de professores.

Resumo

Esse artigo apresenta uma prática formativa de professores alfabetizadores no "Curso de Extensão ler e escrever: articulando saberes, construindo práticas", realizada a partir de um tema que vem ganhando cada vez mais destaque na área da educação, a saber, as Africanidades, dando ênfase às marcas da cultura africana na construção da cultura brasileira. Socializa-se o potencial dessa ação na formação de professores alfabetizadores e de licenciandos em Pedagogia, que atuam como parte da equipe de execução do curso. Uma vez na semana, estudantes e docentes da Pedagogia e professores das escolas públicas do Rio de Janeiro se reúnem a fim de discutir questões relacionadas à docência na alfabetização, leitura e escrita e à construção de práticas inovadoras em alfabetização, de tal modo que a formação inicial e continuada de professores seja construída em diálogo com esses sujeitos. O tema  “Africanidades” foi abordado na perspectiva da valorização das raízes da cultura brasileira de origem africana, discutindo-se as relações étnico-raciais, as concepções relativas aos preconceitos raciais, em nome do urgente e necessário respeito aos diferentes modos de ser, de viver e conviver. Destaca-se, assim, uma experiência promissora de trabalho com essa temática a partir de duas propostas distintas: construção do Panõ Africano e Confecção da Boneca Abayomi, atividades que envolveram diferentes linguagens, tais como leitura, desenho, pintura e artesanato. Essas ações demonstraram grande potencial formativo na perspectiva de alfabetização em que a integração curricular, bem como a linguagem como interação humana são pressupostos centrais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Cerdas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profa. do Departamento de Didática da Faculdade de Educação

Rejane Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profa. do Departamento de Didática da Faculdade de Educação

Referências

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHARLOT, B. Relação com a escola e o saber nos bairros populares. Revista Perspectiva, v. 20, n. especial, jul./dez., 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOULART, Cecília.; GONÇALVES, Angela Vidal. Aspectos semióticos da aprendizagem inicial da escrita. In: GOULART, C. M. A.; WILSON, V. (orgs.). Aprender a escrita, aprender com a escrita. São Paulo: Summus, 2013, p. 22-42.

IBGE. Censo Demográfico 2010 – Características Gerais da População. Resultados da Amostra. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br. Acesso em: 23 de out. de 2017.

JOBIM e SOUZA, S. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas/SP: Papirus, 2012.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educaçao, n. 19, p.20-28, 2002.

SANTOS, B. de S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SILVA, M. da P. Educação intercultural: a presença indígena nas escolas da cidade e a lei 11.645/2008. In: SILVA, E.; SILVA, M. da P. A temática indígena na sala de aula: reflexões para o ensino a partir da lei 11.645/2008. Recife: Ed. dos Organizadores, 2016. p.57-84

SILVA, P. B. G. e. Africanidades Brasileiras: esclarecendo significados e definindo procedimentos pedagógicos. Revista do Professor, n. 19, v. 73. Porto Alegre, jan./mar., 2003, p. 26-30.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 2. ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Downloads

Publicado

16/01/2018

Como Citar

CERDAS, L.; AMORIM, R. Alfabetização e africanidades: experiências formativas no curso de extensão ler e escrever na escola. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 14, n. 1, p. 41–54, 2018. DOI: 10.26673/rtes.v14.n1.2018.10632. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10632. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação