Drogas e álcool na universidade: proibições, silenciamentos e diálogos

Autores

  • Karla Helene Marques Lima Universidade Federal de São Paulo
  • Cristiane Gonçalves da Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Rosilda Mendes Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v14.n1.2018.11302

Palavras-chave:

Álcool e drogas, Universidade, Autonomia, Redução de danos.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os significados estudantis e institucionais atribuídos ao uso de álcool e outras drogas na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Baixada Santista. A metodologia utilizada foi qualitativa com produção dos dados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes e levantamento documental sobre a política de álcool e outras drogas da universidade. Os dados foram analisados por meio de análise do conteúdo. O resultado demonstra que mesmo com a iniciativa de diálogo fomentada pela universidade, existem lacunas na discussão sobre o consumo de álcool e outras drogas, apontando para a necessidade de incorporar esta temática nos espaços de formação, cumprindo assim, mais integralmente o papel pedagógico da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Helene Marques Lima, Universidade Federal de São Paulo

Mestre profissional Ensino em Ciências da Saúde.

Cristiane Gonçalves da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Docente Adjunta do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Instituto de Saúde e Sociedade.

Rosilda Mendes, Universidade Federal de São Paulo

Docente Associada do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, Instituto de Saúde e Sociedade

Referências

ADADE, M.; MONTEIRO, S. Educação sobre drogas: uma proposta orientada pela redução de danos. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, p. 1-12, 2013.

ANDRADE, A. G.; DUARTE, P. C. A. V.; OLIVEIRA, L. G. I Levantamento nacional sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas entre universitários das 27 capitais brasileiras. Brasília: SENAD, 2010.

ARAÚJO, L. F.; GONTIÈS, B.; NUNES JÚNIOR, J. Representações sociais da cocaína: estudo comparativo entre universitários das áreas de saúde e jurídica. Estud. Psicol., Campinas, SP, v. 24, n. 3, p. 315-323, 2007.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 6 ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 35 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto 7.234 de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de assistência Estudantil – PNAES. Diário Oficial da União, 20 jul. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm. Acesso em: 7 jul. 2015.

BUCHER, R. Ética da prevenção. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 23, n. especial, p. 117-123, 2007.

CARLINI, E. A. et al. II Levantamento domiciliar sobre o uso de drogas psicotrópicas no Brasil: estudo envolvendo as 108 maiores cidades do país - 2005. São Paulo: CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas: UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, 2006.

COUTINHO, M. P. L.; ARAÚJO, L. F.; GONTIÈS, B. Uso da maconha e suas representações sociais: estudo comparativo entre universitários. Psicologia em Estudo, Maringá, Paraná, v. 9, n. 3, p. 469-477, 2004.

FORTE, F. M. P. Racionalidade legitimidade da política de repressão ao tráfico de drogas: uma provocação necessária. Estudos avançados, São Paulo, v. 21, n. 61, 2007.

HOBSBAWM, E. A era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia da Letras, 1995.

KERR-CORRÊA, F. et al. Uso de álcool e drogas por estudantes de medicina da Unesp. Rev. Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 95-100, 1999.

MARGULIS, M.; URRESTI, M. La juventud es más que una palavra. In: MARGULIS, A. M.(Org.). La juventud es más que una palabra. Buenos Aires: Biblos; 1996

MINAYO, M. C. S. O Desafio do conhecimento.12 ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.

PIAGET, J. Epistemologia genética e pesquisa psicológica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.

PORTUGAL, F. B. et al. Uso de drogas por estudantes de Farmácia da Universidade Federal do Espírito Santos. J. Bras. Psiquiatr., Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 127-132, 2008.

SARTI, C. A. O jovem na família: o outro necessário. In: NOVAES, R.; VANNUCHI, P. (orgs.). Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo – Instituto Cidadania, 2004.

SERRANO, P. E. Universidade: paternalismo x liberdade. Carta Capital, 16 mar. 2015. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/Universidade-paternalismo-x-liberdade-2605.html. Acesso em: 8 jul. 2015.

SILVA, L. et al. Fatores associados ao consumo de álcool e drogas entre estudantes universitários. Rev. saúde pública, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 280-288, abr. 2006.

TIBURI, M.; DIAS, A. C. Sociedade Fissurada: para pensar as drogas e a banalidade do vício. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2013.

UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Estatuto e Regimento Geral da Unifesp. São Paulo: Unifesp, 2011.

UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Relatório de Gestão 2010/2013. Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE. São Paulo: Unifesp, 2013

UNODC — UNITED NATIONS OFFICE ON DRUGS AND CRIME. Relatório Mundial Sobre Drogas. Viena, 2013.

VYGOTSKY, L. Teoria e metodologia em psicologia. São Paulo: Martins Fontes. 2004.

WAGNER, G. A.; ANDRADE. G. A. Uso de álcool, tabaco e outras drogas entre estudantes universitários brasileiros. Rev. Psiquiatr. Clín., São Paulo, v. 35, n. esp. 1, p. 48-54, 2008.

ZALAF, M. R. R.; FONSECA, R. M. G. S. Na boca do CRUSP: programa de prevenção e acolhimento em caso de uso problemático de álcool e drogas. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 11, n. 4, p. 650-654, 2007.

Downloads

Publicado

16/01/2018

Como Citar

MARQUES LIMA, K. H.; SILVA, C. G. da; MENDES, R. Drogas e álcool na universidade: proibições, silenciamentos e diálogos. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 14, n. 1, p. 156–172, 2018. DOI: 10.26673/rtes.v14.n1.2018.11302. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/11302. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação