Estudo de caso: a clínica psicopedagógica em busca de um bom desempenho escolar

Autores

  • Rosimeire Zeppone UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos – Departamento de Psicologia. São Carlos – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v6i0.9517

Palavras-chave:

Aprendizagem, Dificuldades de aprendizagem, Dislexia, TDAH, Inclusão escolar, Educação especial,

Resumo

Esse trabalho apresenta resultados de um estudo de caso desenvolvido com uma criança com dificuldades de aprendizagem. A queixa principal foi a de que a criança tinha dificuldade de acompanhar texto, de escrever ditado, produzir texto independente, realizava trocas na escrita (f/v), não conseguia fazer ditado, confundia m e n, era lento na aprendizagem e desligado. Tinha um diagnóstico de TDAH e dislexia. A criança frequentou uma sala de Educação Especial e foi encaminhada para uma sala comum. A avaliação psicopedagógica da criança situou os recursos e as dificuldades de aprendizagem da criança por meio da avaliação de aspectos cognitivos, afetivos, psicolinguísticos e comportamentais. Pretendeu-se obter uma compreensão global da forma do aprender da criança, bem como, dos desvios que estavam ocorrendo no processo de aprendizagem e de adaptação escolar. A avaliação por meio das técnicas de avaliação psicopedagógica, proporcionou uma estratégia diagnóstica de intervenção com o objetivo de prevenir ou de re-significar o aprender, possibilitando traçar diretrizes para uma intervenção envolvendo sujeito, família e escola. Assim pode-se afirmar que, de acordo com os aspectos analisados e apontados a criança se beneficiou com o trabalho psicopedagógico, utilizando os recursos disponíveis e resgatando seu potencial, agora despertado para o aprender com sucesso.

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Publicado

09/03/2017

Como Citar

ZEPPONE, R. Estudo de caso: a clínica psicopedagógica em busca de um bom desempenho escolar. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 6, 2017. DOI: 10.26673/tes.v6i0.9517. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9517. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação