Inclusão escolar de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino fundamental II

Autores

  • Regiane Cristina Cábrio Faculdade de Ciências e Letras
  • Relma Urel Carbone Carneiro UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9549

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Autismo. Ensino fundamental II.

Resumo

 

Este estudo apresenta uma reflexão sobre a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista TEA, clientela pertencente ao público alvo da Educação Especial, discutindo essa realidade no Ensino Fundamental II. Apresenta uma visão geral sobre o TEA e a análise de uma entrevista semiestruturada realizada com um professor que possuía um aluno com TEA, verificando qual sua visão sobre seu papel e como o aluno é visto e trabalhado na escola.  Utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa e como procedimento metodológico o Estudo de Caso. Buscamos verificar como tem se dado a inclusão nesta realidade. Após a análise dos dados constatou-se que ainda há muitos aspectos que devem ser mudados para que ocorra uma inclusão efetiva, principalmente na formação do grupo gestor, dos docentes, e inciativas governamentais, a fim de que a inclusão seja sinônimo de desenvolvimento e aprendizagem significativos.

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Biografia do Autor

Regiane Cristina Cábrio, Faculdade de Ciências e Letras

Professora efetiva de Língua Portuguesa do Estado de São Paul

Relma Urel Carbone Carneiro, UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP

Docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar da UNESP de Araraquara

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Publicado

22/11/2017

Como Citar

CÁBRIO, R. C.; CARNEIRO, R. U. C. Inclusão escolar de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino fundamental II. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 2, p. 260–270, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9549. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9549. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação