Leitura como prática interativa e discursiva: uma experiência com o “texto difícil” no 6º ano do ensino fundamental

Autores

  • Íris Cintra Couto Graduanda em Letras. Uni-FACEF – Centro Universitário de Franca. Franca – SP – Brasil.
  • Marcelo Henrique da Silva Graduando em Letras. Uni-FACEF – Centro Universitário de Franca. Franca – SP – Brasil.
  • Mateus Vieira Nava Graduando em Letras. Uni-FACEF – Centro Universitário de Franca. Franca – SP – Brasil.
  • Maria Madalena Borges Gutierre Uni-FACEF – Centro Universitário de Franca. Franca – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v7i0.9560

Palavras-chave:

Práticas de leitura, Gênero, Conto, Interlocução, Discurso,

Resumo

O objetivo do presente artigo é refletir sobre a leitura realizada por alunos de 6º ano, a partir da proposta de um texto literário considerado “difícil”. A noção de “difícil” presente no contexto escolar tem sido posta, em decorrência da complexidade da linguagem e do contexto de produção da obra, em detrimento do contato do aluno com o gênero em questão. A experiência relatada, neste trabalho, desenvolveu-se por amostragem em uma classe de 6º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede pública estadual, por meio da observação do contato dos alunos com o conto “Os óculos de Pedro Antão”, de Machado de Assis, em uma situação de leitura compartilhada, cujo objetivo restringia-se a analisar como os alunos interagiam com o texto. Sustentamos a discussão e a análise dos resultados em autores como Jouve (2002), Solé (1998), Freire (2009), Bakhtin (1997), Gotlib (2004) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998).

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Publicado

22/03/2017

Como Citar

COUTO, Íris C.; SILVA, M. H. da; NAVA, M. V.; GUTIERRE, M. M. B. Leitura como prática interativa e discursiva: uma experiência com o “texto difícil” no 6º ano do ensino fundamental. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 7, 2017. DOI: 10.26673/tes.v7i0.9560. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9560. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação