Leitura como prática interativa e discursiva: uma experiência com o “texto difícil” no 6º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.26673/tes.v7i0.9560Palavras-chave:
Práticas de leitura, Gênero, Conto, Interlocução, Discurso,Resumo
O objetivo do presente artigo é refletir sobre a leitura realizada por alunos de 6º ano, a partir da proposta de um texto literário considerado “difícil”. A noção de “difícil” presente no contexto escolar tem sido posta, em decorrência da complexidade da linguagem e do contexto de produção da obra, em detrimento do contato do aluno com o gênero em questão. A experiência relatada, neste trabalho, desenvolveu-se por amostragem em uma classe de 6º ano do ensino fundamental, em uma escola da rede pública estadual, por meio da observação do contato dos alunos com o conto “Os óculos de Pedro Antão”, de Machado de Assis, em uma situação de leitura compartilhada, cujo objetivo restringia-se a analisar como os alunos interagiam com o texto. Sustentamos a discussão e a análise dos resultados em autores como Jouve (2002), Solé (1998), Freire (2009), Bakhtin (1997), Gotlib (2004) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998).
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