SUS: entenda-o, ame-o ou deixe-o

Autores

  • Silvana de Figueiredo Sanchez Rosalen MACKENZIE – Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faculdade de Tecnologia – Processamento de Dados. São Paulo – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v7i0.9561

Palavras-chave:

Privatização da Saúde, Saúde Pública, SUS,

Resumo

No artigo, que ora apresentamos, discorremos sobre o tema da Saúde Pública no Brasil. Seu objeto de estudo, neste escopo, foi o Sistema Único de Saúde – SUS. Inicialmente, fizemos um capítulo dedicado a sua definição e a importância da existência um sistema público de saúde na contemporaneidade. Em um segundo momento, analisamos o dilema envolvendo os problemas gerados por uma provável privatização do SUS. Por fim, discorremos sobre o fato da saúde ser um direito garantido pelo Estado; neste último capítulo fizemos uma comparação entre o Brasil e os EUA. Deste modo, desejamos abrir espaço para uma reflexão sobre o direito `a vida, legalmente garantido no Art. 5º, caput da Constituição Federal Brasileira de 1988, que “assegura a todos aos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, o direito à vida” (BRASIL, 2011a, p.3).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/03/2017

Como Citar

ROSALEN, S. de F. S. SUS: entenda-o, ame-o ou deixe-o. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 7, 2017. DOI: 10.26673/tes.v7i0.9561. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9561. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação