Cuidando do cuidador, cuidando de si infanto-juvenil e cuidando de nós

Autores

  • Daniella Simões Benetti Doutoranda em Educação Especial. UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas – Departamento de Educação. São Carlos – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v8i0.9571

Palavras-chave:

Fortalecimento pessoal, Rede de apoio, Técnicas de atuação,

Resumo

Os seres humanos, de forma geral, procuram manter um estado de equilíbrio e adaptação total com o meio em que vivem. Buscam diversas fontes de apoio para tentar superar suas dificuldades, aliviar suas dores, enfim, para poder sobreviver. E, de fato as redes de apoio: profissionais de diversas áreas, comunidade, igreja, entre outros, procuram colaborar ao máximo para que os mesmos consigam superar os obstáculos da vida de forma a evitar que o sofrimento se instale por definitivo. Como é o caso da nossa equipe de apoio comunitário, cujo trabalho é voltado para o resgate da autoestima, para o cuidado pessoal, para a superação das dificuldades, alívio das angústias e sofrimento, para o desenvolvimento das competências individuais, entre outros. Utilizamos como instrumentos de trabalho a Terapia Comunitária, as Técnicas de resgate da autoestima do Cuidando do Cuidador adaptadas ludicamente, pois o lúdico propicia a estimulação da capacidade de comunicação, a socialização, o desenvolvimento da afetividade, da identidade, da expressão corporal, no aumento da autoestima, entre tantos outros benefícios. Atuamos em um Projeto denominado Leitura com Estimulo às Artes, que atende crianças de 7 a 14 anos e seus respectivos pais ou responsáveis com horários e grupos previamente estabelecidos. O trabalho está em desenvolvimento há um ano e utilizamos como parâmetros avaliativos dos resultados até o momento alcançados a fala dos participantes, expressa a cada encontro durante o momento da partilha, que até então tem sido de conotação positiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/03/2017

Como Citar

BENETTI, D. S. Cuidando do cuidador, cuidando de si infanto-juvenil e cuidando de nós. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 8, 2017. DOI: 10.26673/tes.v8i0.9571. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9571. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.