Tecendo cuidados interrelacionais e empoderamento

Autores

  • Maria Helena Perreira Rosalini Mestranda em Saúde Coletiva. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Saúde Coletiva. Membro do Pólo Formador em Terapia Comunitária Ciranda Social. Campinas – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v8i0.9574

Palavras-chave:

Empoderamento, Comunidade, Cuidador,

Resumo

Este estudo desenvolve uma intervenção na comunidade com um trabalho de formação de redes de cuidado. O foco no tema “empoderamento” deu inicio a um projeto que tem como proposta trabalhar com as técnicas do “Cuidando do Cuidador”, junto a um grupo diretor de uma instituição, em uma comunidade em situação de vulnerabilidade social. O grupo oferece alimentação, formação educacional, profissional e religiosa, por meio de atividades sócio-educativas e culturais, visando à conscientização de direitos sociais, autonomia e empoderamento das pessoas. Há uma valorização da prática assistencial com possibilidades de emancipação. A equipe já realiza uma prática de valorização do saber existente na comunidade e está aberta a aprendizados sobre o empoderamento das pessoas. A proposta tem como objetivo desenvolver estratégias de aprendizado com a equipe, através da participação ativa das pessoas, para construir significados e intervenção na comunidade. Esta intervenção faz parte de uma Pesquisa-Ação. Partindo do conhecimento do grupo, utilizando-se dos conceitos da metodologia ativa de aprendizagem e participação social de Paulo Freire tem como disparador do processo dialógico, os conceitos da “Arte de Cuidar e “Vivências de Cuidado” propostas por Adalberto Barreto. Tem construído, desde 2010, um aprendizado que está programado para se estender para a comunidade em 2013, está sendo avaliado através de análise a partir de grupos focais, que acontecem em processo, e será medido na comunidade em 2014 por questionários sócio econômico validados e o instrumento de qualidade de vida WHOQOL da organização mundial da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/03/2017

Como Citar

ROSALINI, M. H. P. Tecendo cuidados interrelacionais e empoderamento. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 8, 2017. DOI: 10.26673/tes.v8i0.9574. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9574. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.