A contribuição da terapia comunitária integrativa a usúarios e familiares de um caps: relato de experiência

Autores

  • Severina Batista de Oliveira Lacerda Técnica de Enfermagem e Terapeuta Comunitária. CAPS – Centros de Atenção Psicossocial Novo Caminho. Barra de Santana – PB – Brasil.
  • Rinaldo Alves Batista Técnico de Enfermagem e Terapeuta Comunitário. CAPS – Centros de Atenção Psicossocial Novo Caminho. Barra de Santana – PB – Brasil.
  • Jéssica Aparecida Rolim Pontes Graduação em enfermagem. UFPB – Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde. Paraíba – Brasil.
  • Kalina Cícera de Macedo Enfermeira e Terapeuta Comunitária. CAPS – Centros de Atenção Psicossocial Novo Caminho. Estratégia Saúde da Família. Barra de Santana – PB – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v8i0.9575

Palavras-chave:

Apoio social, Serviços de saúde mental, Saúde mental,

Resumo

Este estudo é um relato de experiência da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) desenvolvido em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo II situado no município de João Pessoa/PB. O objetivo é descrever a vivência e a contribuição observada na TCI a usuários e familiares. O método para realização deste trabalho foi a partir da observação nos encontros, utilizandose a transcrição dos relatos dos participantes através das fichas informativas das rodas de TCI. Observou-se que a TCI contribuiu para o desenvolvimento cognitivo e re-socialização dos usuários do CAPS na família e na comunidade. Pensando na inversão do modelo de Saúde mental excludente, detectou-se a necessidade de expandir a TCI aos diversos serviços de atendimento aos portadores de sofrimentos psíquicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/03/2017

Como Citar

LACERDA, S. B. de O.; BATISTA, R. A.; PONTES, J. A. R.; MACEDO, K. C. de. A contribuição da terapia comunitária integrativa a usúarios e familiares de um caps: relato de experiência. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 8, 2017. DOI: 10.26673/tes.v8i0.9575. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9575. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.