Cuidando do gestor/educador/cuidador

Autores

  • Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Departamento de Ciências Humanas e Educação. Sorocaba – SP – Brasil.
  • Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Departamento de Ciências Humanas e Educação. Sorocaba – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v8i0.9576

Palavras-chave:

Gestor escolar, Educador, Cuidador,

Resumo

Temos vivido um período de grandes turbulências. A competitividade do mercado, a violência, o medo do desconhecido afastam as pessoas, silenciam as palavras, estancam os movimentos, a falta de cuidado, de zelo pelas coisas simples da vida, tem gerado um sentimento de impotência. Por trás dos muros das escolas muitas pessoas estão adoecendo por conviverem com tanto descaso e descuido. Mas... se a educação é uma possibilidade de cuidado, de encontros humanos, por que nos prendemos aos desencontros, conflitos, disputas de poder... por que os profissionais da educação estão adoecendo? O que será que está doendo? Estas perguntas começaram a nos rodear... e no decorrer de alguns anos de vivências, observações, estudos, algumas pistas foram aparecendo. Os(as) gestores(as)/educadores(as)/cuidadores(as), durante anos, têm dedicado tempo de suas vidas cuidando dos outros, e com o passar do tempo sentem “na carne” marcas da falta que faz cuidar de si. Sentem também o descaso das políticas públicas com a educação e com os profissionais da educação. Inconformadas com este contexto de sofrimento e sabendo que, muitas vezes, curamos nossas dores cuidando da dor do outro, criamos o projeto de extensão A gestão escolar a partir do princípio do cuidado. Desejávamos que gestores(as)/educadores(as)/cuidadores(as) se reconhecessem como humanos que necessitam de cuidado. Que se permitissem serem cuidados, que vivenciassem a experiência do cuidar de si para poder cuidar do outro. Movidos pelas danças circulares, vivências dialógicas, escuta sensível, durante encontros intensos cuidando do cuidador, pudemos nos deparar com surpresas... é o que desejamos compartilhar neste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/03/2017

Como Citar

OLIVEIRA, A. R. C. de; PEREIRA, D. de F. F. Cuidando do gestor/educador/cuidador. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 8, 2017. DOI: 10.26673/tes.v8i0.9576. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9576. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação