Reflexões sobre boas parcerias: Watzlawick, Rosenberg, Maturana e a comunicação humana

Autores

  • Regina Célia Simões De Mathis UNIFESP/HSP – Universidade Federal de São Paulo/Hospital São Paulo. Polo Formador de Especialização em Terapia Comunitária Integrativa. São Paulo – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v9i0.9582

Palavras-chave:

Comunicação, Emoções, Não violência,

Resumo

A observação do comportamento dos seres humanos em suas relações entre si é um enorme e fascinante campo de conhecimento. Podemos aprender muito, sobre os homens observando o modo como agem uns com os outros, isto é, através de seu comportamento. Este estudo, que se originou nos cinco axiomas da comunicação, contidos na Pragmática da Comunicação Humana de Watzlawick, Beavin e Jackson, será ampliado com conceitos de Marshall Rosenberg, fundador da Comunicação Não Violenta, e também com idéias do grande biólogo e pensador contemporâneo chileno Humberto Maturana. Temos por objetivo oferecer subsídios para reflexão sobre as redes de pensamento ligadas ao pilar da Terapia Comunitária Integrativa – TCI – referente à Comunicação, ampliando com isso a teoria e enriquecendo a prática de formadores, supervisores, terapeutas comunitários integrativos, e também de outras pessoas interessadas no tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23/03/2017

Como Citar

MATHIS, R. C. S. D. Reflexões sobre boas parcerias: Watzlawick, Rosenberg, Maturana e a comunicação humana. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 9, 2017. DOI: 10.26673/tes.v9i0.9582. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9582. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação