Programa de tabagismo e a terapia comunitária integrativa: rodando em direção a saúde

Autores

  • Adriana Henriques Ribeiro Menezes Mestranda em Enfermagem. UEL – Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde – Pós-Graduação em Enfermagem. Londrina – PR – Brasil.
  • Alexandrina Aparecida Maciel Cardelli UEL – Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Enfermagem. Londrina – PR – Brasil.
  • José Carlos Dalmas UEL – Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas – Departamento de Estatística. Londrina – PR – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v9i0.9584

Palavras-chave:

Integração Comunitária, Educação em Saúde, Abandono do uso do tabaco, Terapia,

Resumo

Este trabalho é um relato de quem não é terapeuta comunitário, mas que à frente da coordenação do Programa de Controle do Tabagismo de Londrina, PR, constatou adesão significativa dos grupos de tratamento do fumante conduzidos por terapeuta comunitário. Então se iniciou diálogo junto à Coordenação da Terapia Comunitária para realização de cursos de sensibilização para os facilitadores dos grupos de tabagismo e de reflexão sobre a Terapia Comunitária na Atenção Básica, o acolhimento amoroso das rodas, noções do pensamento sistêmico e teoria da comunicação. Nasceu então, uma parceira entre os dois programas. Os objetivos foram apresentar resultados do programa de Tabagismo associado à Terapia Comunitária, relatar a importância desta para a Saúde e para o combate ao tabagismo, e discutir as experiências positivas da Terapia Comunitária nos grupos de tabagismo. Foram integradas às sessões do programa mais dois encontros, para a realização de rodas de terapia. Um no inicio do programa para levantar expectativas, desejos e sentimentos relacionados ao uso do cigarro, e outro no final para destacar progressos, trabalhar sentimentos, fortalecer a autoconfiança para o dependente se manter firme sem recaídas e acolher aqueles que ainda não abandonaram o vício. Os grupos de tabagismo conduzidos por terapeutas comunitários conseguem aumentar a adesão ao programa e a cessação do uso do cigarro. A habilidade do terapeuta comunitário em perguntar, em compreender a dependência e acolher os sentimentos vividos no cotidiano do dependente fez a diferença nos grupos além de motivar estes profissionais a ingressarem no Curso de Terapia Comunitária Integrativa de Londrina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23/03/2017

Como Citar

MENEZES, A. H. R.; CARDELLI, A. A. M.; DALMAS, J. C. Programa de tabagismo e a terapia comunitária integrativa: rodando em direção a saúde. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 9, 2017. DOI: 10.26673/tes.v9i0.9584. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9584. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação