A inserção/reinserção da criança com doença renal crônica na escola: a implentação de um projeto de diálogos entre escola e serviço de saúde

Autores

  • Jodi Dee Hunt Ferreira do Amaral
  • Pérsia Karine Rodrigues Kabata Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Sônia Regina Fiorim Enumo

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9601

Palavras-chave:

Educação. Saúde. Hemodiálise. Psicoeducação. Intervenção.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a inserção/reinserção das crianças e adolescentes com Doença Renal Crônica (DRC) na escola uma vez constatado, pelo serviço psicopedagógico, que as mesmas não estavam frequentando as instituições regulares de ensino. Para tanto, foram realizadas visitas técnicas às escolas visando compreender a situação global da criança no meio escolar bem como instrumentalizar a equipe escolar com as informações necessárias sobre a DRC e seus consequentes cuidados nutricionais, emocionais e sociais. As visitas às escolas das crianças promoveram entrevistas e diálogos com toda a equipe escolar sendo possível observar e ouvir discursos dos profissionais envolvidos diretamente com a criança nos quais, os mesmos, consideravam-se “despreparados” e “mal informados” sobre a doença. Este estudo ressalta a importância da parceria eficaz das equipes: hospitalar e escolar quanto à manutenção da escolaridade do paciente com DRC. Ainda, para futuras ações, visa-se à sistematização da intervenção psicoeducativa.  

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Publicado

22/11/2017

Como Citar

HUNT FERREIRA DO AMARAL, J. D.; RODRIGUES KABATA FERREIRA, P. K.; FIORIM ENUMO, S. R. A inserção/reinserção da criança com doença renal crônica na escola: a implentação de um projeto de diálogos entre escola e serviço de saúde. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 2, p. 197–208, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9601. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9601. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação