Ação comunicativa, direito e enfrentamento da violência

Autores

  • Elza Machado de Melo UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade Medicina - Coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência. Belo Horizonte – MG – Brasil.
  • Victor Hugo de Melo UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade Medicina - Docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência. Belo Horizonte – MG – Brasil.
  • Mirian Conceição Moreira de Alcântara Mestre em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência. UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade Medicina - Pós-Graduação de Promoção de Saúde e Prevenção da Violência. Belo Horizonte – MG – Brasil.
  • Sônia Parreiras Maia Enfermeira e terapeuta comunitária. Prefeitura Municipal de Brumadinho. Brumadinho – MG – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.26673/tes.v12i0.9810

Palavras-chave:

Ação comunicativa, Democracia, Direito, Terapia Comunitária Integrativa,

Resumo

Este artigo propõe apresentar, inicialmente, a Teoria da Ação Comunicativa de Jurgen Habermas, para em seguida descrever como o autor, a partir dela, formula uma Teoria do Direito e da Democracia. Tomando por referência esse arcabouço teórico, construído a partir dos principais conceitos da teoria, a saber, ação comunicativa, discurso, mundo da vida e sistema, será analisada a violência disseminada nas sociedades contemporâneas, utilizando especialmente a tese da colonização do mundo da vida pelo sistema. Ora, se essa teoria é trazida como explicação para a violência, ela ilumina também possíveis caminhos e estratégias da sua superação, que são, por sua vez, adotados na elaboração e execução de vários projetos do Núcleo de Promoção de Saúde de Paz, ensejando profícuo entrelaçamento de teoria e prática. Finalmente, para concluir, breves considerações sobre a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) serão apresentadas, na tentativa de estabelecer nexos entre elas e os conceitos apresentados anteriormente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/06/2016

Como Citar

MELO, E. M. de; MELO, V. H. de; ALCÂNTARA, M. C. M. de; MAIA, S. P. Ação comunicativa, direito e enfrentamento da violência. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 12, 2016. DOI: 10.26673/tes.v12i0.9810. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9810. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.