Formação docente e justificativas sobre o baixo aproveitamento escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.1.9818

Palavras-chave:

Formação docente. Problemas de aprendizagem. Fracasso escolar. Exclusão escolar.

Resumo

O estudo explora a vinculação entre a formação docente e as justificativas correntes sobre o baixo aproveitamento escolar. Tem por objetivos: a) discutir a ligação entre concepções sobre dificuldades de aprendizagem e formação docente; b) destacar a relevância do estudo e da discussão sobre dificuldades de aprendizagem e seu enfrentamento na formação de professores; c) apontar a importância de que os professores adquiram uma visão mais ampla sobre as repercussões das condições socioeconômicas no aproveitamento escolar dos alunos.  A partir de dificuldades observadas entre professores em distinguir problemas pontuais e transitórios de aprendizagem, o texto mostra como a circulação de culpas (da criança, da família, do grupo social, dos professores ou da escola) impede uma discussão mais abrangente sobre as condições socioeconômicas que engendram o fracasso e a decorrente exclusão escolar, tanto a explícita (abandono e evasão) quanto à implícita (acesso e frequência sem aprendizagem).

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Biografia do Autor

Ana Maria Falsarella, Universidade de Araraquara (Uniara)

Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação. Área: Gestão Educacional. Doutora em Educação (PUC-SP), professora do Curso de Pós-Graduação em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação

Referências

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Publicado

01/06/2017

Como Citar

FALSARELLA, A. M. Formação docente e justificativas sobre o baixo aproveitamento escolar. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 13, n. 1, p. 2–13, 2017. DOI: 10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.1.9818. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9818. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Área da Educação