https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/issue/feed Temas em Educação e Saúde 2024-02-01T14:36:29-03:00 Rosangela Sanches da Silveira Gileno revistatemasemeducacao@gmail.com Open Journal Systems <p><strong>Temas em Educação e Saúde (</strong><em><strong>Themes in Education and Health</strong></em><strong>)</strong>, divulga não só relatos de experiências de trabalhos desenvolvidos pelo CENPE (Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência "Dante Moreira Leite") e por outras instituições, como também pesquisas em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) de diversas instituições, cujos temas envolvam questões relacionadas à educação e à promoção da saúde. Desde 1996, ainda na versão impressa, sempre contou com a participação dos professores do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara. A <strong>Temas em Educação e Saúde</strong> iniciou o processo de submissão pelo OJS/SEER em janeiro de 2017. Atualmente, está também vinculada também ao Departamento de Educação da mesma Faculdade. </p> <p>A revista está aberta para submissões livres de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão de profissionais e estudantes em geral das duas grandes áreas de conhecimento: Educação e Saúde e suas subáreas. </p> <p><strong>Qualis B1 em Educação (2017-2020).</strong></p> <p>-----------------------------------------------------------------------------------------</p> https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/17558 Gestão colegiada interprofissional na educação pelo trabalho para a saúde 2022-12-19T15:32:50-03:00 Nízia Nízia Araújo Vieira Almeida nizia.almeida@ufjf.br Lélia Cápua Nunes lelia_capua@yahoo.com.br Larissa de Freitas Bonomo larissafbonomo@gmail.com Érica Cesário Defilipo erica.defilipo@ufjf.br Andréia Cristiane Carrenho Queiroz andreia.queiroz@ufjf.br Pedro Henrique Berbert de Carvalho pedro.berbert@ufjf.br Waneska Alexandra Alves waneska.alves@ufjf.br Liliana Batista Vieira lilianabvieira@yahoo.com.br Luciana de Cássia Cardoso luciana.cardoso@ufjf.br Luiz Eduardo de Almeida luiz.almeida@ufjf.br <p>O objetivo do trabalho foi narrar de forma crítico-reflexiva a experiência de gestão colegiada interprofissional no contexto do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/GraduaSUS no município de Governador Valadares-MG, com foco nos impactos na integração ensino-serviço-comunidade. Para tanto, foi realizada uma descrição aprofundada da vivência, seguida do diálogo da reflexão com a literatura, no sentido de compreender as potencialidades, as limitações e necessidades de aperfeiçoamento do modelo de gestão adotado. As atribuições do colegiado gestor foram: gerenciar a organização do programa, dialogar com a Secretaria Municipal de Saúde na operacionalização das ações, planejar e orientar as atividades propostas nos grupos tutoriais e planejar, organizar e promover debates. A gestão colegiada interprofissional permitiu o desenvolvimento de competências de trabalho em equipe, a aproximação interdepartamental e a integração dos saberes das profissões no alcance dos resultados do projeto. Além disso, potencializou a educação pelo trabalho na formação em saúde na comunidade, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da saúde.</p> 2023-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/18435 O ChatGPT na educação em saúde de pessoas com estomias intestinais 2023-10-23T09:19:02-03:00 Antonio Jorge Silva Correa Júnior juniorjorge_94@hotmail.com André Aparecido da Silva Teles andreteles@usp.br Laís do Espirito Santo Lima laisslima@usp.br Fernando Conceição de Lima fernandoldl58@gmail.com Renata Karina Reis rkreis@eerp.usp.br Mary Elizabeth de Santana mary.santana@uepa.br Helena Megumi Sonobe megumi@eerp.usp.br <p>Objetivou-se explorar uma forma sequencial de utilização do ChatGPT na educação em saúde para pessoas com estomia intestinal, valendo-se de um caso fictício fundamentado em Marjory Gordon. Trata-se de relato de experiência em 6 etapas, o caso clínico (usuário ETRB) foi elaborado pelo grupo de autores. A Inteligência Artificial (IA), após ser treinada, notadamente foi capaz de definir padrões de Gordon afetados, necessidades de educação em saúde, classificar produtos a serem usados e formas de reabordagem até em padrões julgados como mais subjetivos, por fim, recomendou metas. Mesmo ponderando dilemas bioéticos, problematiza-se que o ChatGPT é útil, imitando o raciocínio humano, contudo, por meio de uma “linguagem direta morta”, assim, a experiência profissional é a chave para utilizar o ChatGPT. O Trabalho Vivo em ato não pode ser capturado pela IA, e, caso não haja reflexividade profissional, não há como ocorrer a dialogização e implementação da prática/educação como “percepções vivas”.</p> 2023-11-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/18359 A cegueira à luz da consciência corporal 2023-08-18T16:29:17-03:00 Erico Gurgel Amorim ericogur@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho é traçar uma visão crítica, autocrítica e confessional dessas experiências enriquecidas por emoções e paixões, apresentando a relevância de minha escolha profissional como médico e professor de medicina, projetando meu eu interior e futuro, além de abordar aspectos da infância, adolescência e vida adulta que contribuíram para o conhecimento de meu corpo, relação com esportes, vida escolar e amizades. Utilizo fontes autobiográficas, informações do currículo lattes, registros dos módulos concluídos na especialização, carta de intenções no processo seletivo, memórias pessoais e elementos projetivos de práticas e leituras. Referências a autores da fenomenologia da percepção discutidos ao longo do curso auxiliam na compreensão da sinestesia presente em mim e nas relações comigo mesmo, com os outros e com o mundo, buscando, a partir dessas reflexões, projetar-me para ações futuras, vivendo com plenitude, intensidade, qualidade de vida e sentido.</p> 2023-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/18650 Gestão de programa de residência multiprofissional em saúde 2024-01-31T14:29:24-03:00 Denilsen Carvalho Gomes deni.gomesc@gmail.com Marcia Daniele Seima marciaseima@gmail.com Fernanda Carolina Capistrano fernanda_capistrano@yahoo.com.br Gisella Maria Lustoza Serafim gisellaserafim@yahoo.com.br <p>O objetivo deste artigo é descrever os principais desafios da gestão dos programas de residência e estratégias para superá-los. Trata-se de um estudo descritivo, reflexivo, acerca das dificuldades vivenciadas em Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde. Está estruturado em três tópicos: desenvolvimento de tutores e preceptores; resistência ao uso de metodologias ativas e problematizadoras e gestão de conflitos. Estratégias como qualificar tutores e preceptores, incentivar financeiramente os profissionais para o desempenho dos papéis na formação dos residentes, apresentar e incentivar o uso de metodologias ativas e problematizadoras, desenvolver habilidades de comunicação, escuta qualificada e utilizar ferramentas como a matriz de análise de conflitos são estratégias que podem contribuir para a superação de desafios na gestão dos programas de residência.</p> 2023-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/17711 Short Comunication 2023-02-08T15:32:25-03:00 Lorena Esteves Silveira email@email.com Júlia Alves Schirm email@email.com Luana Queiroz email@email.com Izabella Lucas de Abreu Lima email@email.com Diogo de Azevedo Miranda diogoodonto@yahoo.com.br Flávio Ricardo Manzi email@email.com <p>O mundo está novamente testemunhando uma doença causada por um grupo de vírus que pode contaminar animais e humanos. Contato próximo, como em atendimentos odontológicos, são grandes mecanismos de transmissão da doença. Dessa forma, tendo impacto em todas as áreas da saúde, destacamos neste texto, o olhar e os cuidados frente às clínicas odontológicas e radiológicas. O objetivo dessa breve comunicação, é orientar os cirurgiões dentistas e os profissionais da área de radiologia sobre as formas de proteção e biossegurança no atendimento dos pacientes. Foram elaboradas algumas recomendações para evitar a disseminação da varíola dos macacos nas clínicas radiológicas. É importante que as clínicas continuem com o cuidado e processo de desinfeção iniciado desde a pandemia por COVID-19. Provavelmente, as recomendações contidas neste documento poderão ser utilizadas não apenas nos períodos de descoberta de novas doenças ou pandêmico, mas também em períodos considerados não preocupantes.</p> 2023-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/17871 Trabalho análogo à escravidão 2023-03-17T12:17:39-03:00 Renata Feitosa psicóloga.renatafeitosa@gmail.com Maria Luiza Mariano luiza.mariano@unesp.br <p>O objetivo deste trabalho é analisar criticamente e refletir sobre como a falta de um olhar e ações mais humanizadas para o trabalhador podem contribuir para causar graves consequências danosas à saúde mental. Apesar de termos abolido o sistema escravocrata, ainda vislumbramos reflexos daquele passado sombrio, marcados por condições degradantes, pela crueldade e total afronta e violação dos direitos humanos dos indivíduos. A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma investigação-pesquisa através de uma revisão bibliográfica descritiva e qualitativa para fins de reflexão e crítica sobre a trajetória histórica do trabalho escravo, além de explorar o contexto da saúde mental do trabalhador até o presente momento. Como resultados, apontar a grande quantidade de trabalhadores que, ao longo da história, foram submetidos a situações de trabalho análoga à de escravo, com o objetivo de uma análise da saúde mental e da importância do psicólogo neste contexto.</p> 2023-03-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/18298 Perfil de pacientes oncológicos na adesão ao uso de antineoplásicos orais 2023-07-28T10:22:10-03:00 Mário Luan Silva de Medeiros mariolsmedeiros@gmail.com Camilla Ozanan Moreira Lopes cozanan@gmail.com Victor Almeida Sampaio almeidasampaio16@gmail.com <p>O objetivo deste estudo foi analisar e compreender o perfil dos pacientes oncológicos na adesão ao uso de antineoplásicos orais em um centro de tratamento. Foram utilizados prontuários, observando as características dos pacientes e do tratamento. Além disso, foram realizadas entrevistas com profissionais de saúde relacionados ao tratamento e observadas as características dos principais antineoplásicos orais utilizados pelos pacientes. A média de idade dos pacientes foi de 64 anos, predominantemente do sexo feminino (61,5%), brancos (63,3%), casados (56,5%) e com grau de escolaridade incompleto (35%). Os principais tipos de câncer foram o de mama (41,5%), próstata (14,8%) e leucemia (13%). Os antineoplásicos mais utilizados foram tamoxifeno (20%), anastrozol (17,5%) e hidroxiuréia (11,8%), com maior adesão a este tratamento em 2016 (24,5%) e em 2018 (23,8%). Os pacientes em tratamento para câncer de mama, clinicamente estáveis e que passaram por sessões de quimioterapia endovenosa, constituem o grupo que mais recebe essa abordagem terapêutica.</p> 2023-08-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/17654 Respondendo às necessidades de saúde mental de crianças em um serviço de saúde pública no Brasil 2023-03-26T11:10:55-03:00 Marta Bartira Meirelles-Santos mb@martabartira.com.br Joel Giglio Sales joelsgiglio@gmail.com <p>A pandemia da COVID-19 intensificou ainda mais a já substancial demanda por tratamento psicológico destinado a crianças. Entretanto, no Brasil e em diversas nações, há uma carência de recursos e tratamentos direcionados à saúde mental infantil que se embasem em evidências empíricas. Diante desse cenário, foi realizado uma avaliação da eficácia de uma abordagem psicossocial grupal piloto denominada “Grupo Operativo Lúdico” (GOL) em um serviço público de saúde. Esse modelo visa não somente promover a saúde mental, mas também contribuir para o incremento da equidade por meio do reconhecimento dos determinantes sociais da saúde. No intuito de mensurar os problemas comportamentais, uma análise fundamentada no princípio da Intenção de Tratar foi empregada. Contudo, essa análise não evidenciou a eficácia da intervenção, no entanto, por meio de uma análise compreensiva de casos, constatou-se que o programa teve impacto positivo sobre as problemáticas internalizantes observadas nas crianças. O modelo GOL apresenta uma particularidade marcante, visto que se destaca como um dos escassos métodos que incorpora a dança em sua abordagem. A dança possui o potencial de fomentar a expressão de sentimentos e de expandir a percepção corporal. Os achados deste estudo sugerem a viabilidade e a relevância da utilização do movimento corporal e da dança como componentes eficazes em intervenções psicossociais.</p> 2023-09-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/18458 Planejamento terapêutico da odontodisplasia regional 2023-11-24T15:07:50-03:00 Kevin Luiz Lopes-Delphino kevinlopesdelphino@gmail.com Agnes Assao agnesassao@gmail.com Melyna Marques de Almeida melyna.almeida@gmail.com <p>A odontodisplasia regional é uma alteração de desenvolvimento das estruturas dentárias, que apresenta prevalência extremamente rara e etiologia ainda não comprovada. Isso dificulta a unificação de informações sobre a condição e desfavorece o estabelecimento de um padrão de tratamento dos pacientes afetados. Este estudo teve o objetivo de relatar o andamento de um caso clínico de odontodisplasia regional e discutir a importância do planejamento individualizado e do tratamento multidisciplinar, comparando o caso em questão com as condutas terapêuticas de casos similares presentes na literatura. Realizou-se busca sobre o tema nas principais bases de dados, com recorte temporal dos últimos cinco anos, e a construção de um quadro comparativo de casos clínicos. Nove casos similares foram selecionados e dispostos no quadro, organizados em seis categorias. O estudo conclui que apesar da forma de tratamento implementada, o planejamento terapêutico e a abordagem multidisciplinar otimizam os resultados satisfatórios do tratamento.</p> 2023-10-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/17998 Perspectivas de estudantes acerca do ensino da ciência de animal de laboratório 2023-06-06T10:39:30-03:00 Natalie Emanuelle Ribeiro Rodrigues natalie.rodrigues@upe.br Marcos Aurélio de Morais de Azevedo moraisaurelio.m@gmail.com Daniel Medeiros Nunes daniel.medeirosnunes@upe.br Cintia Chaves cintiachavesvet@hotmail.com Thúlio Nilson do Nascimento Pereira thulio.nilson13@gmail.com José de Castro Souza Neto Júnior netojrcastro@hotmail.com Mariza Brandão Palma mariza.palma@ufrpe.br Anísio Francisco Soares anisio.soares@ufrpe.br <p>Durante o estudo das ciências biológicas, o convívio com o uso animal e a experimentação é constante. Entretanto, muitas universidades carecem de disciplinas voltadas a essa temática. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi avaliar indicadores que revelassem a necessidade da implantação da disciplina “Bioterismo e Biossegurança” como componente obrigatório da matriz curricular do Curso de Ciências Biológicas. Para isso, foram entrevistados 192 estudantes entre os quatro anos de duração da graduação. De maneira geral, a maioria expressou interesse pela temática de Bioética e Bem-estar animal. Ademais, foi verificado que grande parte tinha deficiência em temáticas relacionadas com bioterismo e senciência animal. Pôde-se perceber que a adição de uma disciplina capaz de abarcar os temas da senciência, bioética e bem-estar animal desponta como uma iniciativa promissora para capacitar e instigar a diminuição dos abusos cometidos com animais experimentais, além de formar profissionais conscientes e formadores de opinião.</p> 2023-11-13T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/17665 Fisioterapia e a promoção da saúde 2023-08-18T11:34:19-03:00 Izis Fernanda de Oliveira Possetti izis.oliveira@unesp.br Marcelie Priscila de Oliveira Rosso marcelierosso@alumni.usp.br Eliana Goldfarb Cyrino eliana.goldfarb@unesp.br <p>Alterações posturais e dor nas costas são problemas de saúde coletiva devido à alta prevalência mundial. Assim, a promoção da saúde pode ser trabalhada com escolares, integrando a atuação fisioterapeuta-escola. Buscou-se refletir sobre o conhecimento prévio dos escolares sobre o tema e compreender sua prática, além de identificar, a partir dos diálogos, o saber da experiência. Estudo qualitativo por sistematização de experiência com escolares do 4º ano do ensino fundamental de uma escola do estado de São Paulo. Os dados foram verificados por análise de conteúdo de Bardin e referencial teórico Jorge Larrosa Bondìa e Paulo Freire. Foram aplicadas atividades lúdicas e rodas de conversas sobre hábitos saudáveis e autocuidado da coluna. Identificou-se que os estudantes traziam conhecimento, mas nem sempre o praticavam. A escuta mostrou que a escola e a família são fundamentais para a orientação das práticas de cuidado e o fisioterapeuta deve se aproximar, para extrair dos diálogos, a realidade vivida.</p> 2023-11-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/18230 Os desafios da educação médica e os atravessamentos da pandemia COVID-19 2023-10-02T11:20:54-03:00 Eliana Goldfarb Cyrino eliana.goldfarb@unesp.br Maisa Beltrame Pedroso maisapedroso@hotmail.com Mara Regina Leme de Sordi maradesordi14@gmail.com Maria Antonia Ramos Azevedo maria.antonia@unesp.br Marta Quintanilha Gomes marta.quintanilha.gomes@gmail.com <p>Frente repercussões derivadas da Pandemia COVID-19, identificam-se suas marcas à educação médica, posto que profissionais da saúde se viram convocados a atuar em situação de imprevisibilidade inimaginável. Este estudo objetivou analisar como a pandemia repercute na formação médica na visão de profissionais referência nesta área. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, realizado com rodas de conversa, em 2020, utilizando <em>Google Meet</em>, com roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados em categorias: Desafios da prática pedagógica e Formação médica e a multidimensionalidade da gestão. A investigação aponta a necessidade de repensar os Projetos Pedagógicos a partir dos vazios evidenciados pela pandemia. Reforça a importância da articulação teoria prática não atendida pelo uso exclusivo das tecnologias e a importância do engajamento dos atores do curso em ação coletiva sensível à imprevisibilidade da vida e realidade da saúde pública no Brasil.</p> 2023-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/17655 O comer, a comida e a cultura 2023-08-03T10:31:37-03:00 Bianca Martins Fabbri lapes@unicamp.br Julicristie Machado de Oliveira julicr@unicamp.br <p>O ensino dos aspectos humanísticos e sociais da Alimentação para a graduação em Nutrição tem se tornado um importante objeto de reflexão e debate. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de ensino sobre Alimentação para estudantes de Nutrição de uma universidade estadual paulista, no âmbito da disciplina Alimentação e Cultura. A coleta dos dados foi realizada por meio de observação participante das aulas e de dois grupos focais realizados com 9 estudantes. A partir da análise dos dados, foram elencadas categorias semânticas sobre os temas tratados, como “Respeito e valorização das culturas e modos de fazer tradicionais”, “A opressão das culturas negra, indígena e menosprezo pelo local”, “Comida, memória, tradição e laços afetivos” e “O cuidado, a formação e atuação do nutricionista”. Concluiu-se que a disciplina foi capaz de humanizar o olhar das futuras profissionais de Nutrição, tornando-as mais sensíveis aos aspectos socioculturais e afetivos da Alimentação</p> 2023-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/18850 Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na formação do nutricionista 2024-02-01T14:36:29-03:00 Gabriel Cunha Beato gabrielcbeato@gmail.com Najla de Oliveira Cardozo najla.cardozo@unesp.br Regina María Popelka popelka.regina@unesp.br Maria Rita Marques de Oliveira maria-rita.oliveira@unesp.br <p>Este trabalho objetificou identificar e analisar conteúdos de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) em componentes curriculares de cursos de graduação em nutrição de Instituições de Ensino Superior (IES) da América Latina. Realizado em 2018, através de pesquisa documental exploratória, referenciada na análise de conteúdo, integrando abordagem quantitativa e reflexiva. Fizeram parte do estudo 29 cursos de 25 IES e 17 Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). A análise ocorreu a partir das categorias: aderência, coerência, proporção e posição ao longo do curso, classificadas em escala likert em conceitos A, B e C. Destes 17 cursos com PPP, as avaliações resultaram em: 53% B, 29% C e 18% A, apontando o predomínio de pontuações medianas e baixas. A SSAN se mostra distante da visão abrangente, expressa ou não nos documentos, reforçando a importância dos PPP e que os mesmos sejam constantemente atualizados, aprofundando coesamente a SSAN em seus componentes curriculares.</p> 2023-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/18100 Projeto de incentivo ao protagonismo do aluno surdo 2023-07-13T12:29:44-03:00 Damiana Ramos Bomfim dimiinirb@gmail.com Maria Lucia Oliveira Suzigan Dragone mldragone@uniara.com.br Dirce Charara Monteiro dcharara@terra.com.br <p>Este é um relato de experiência de um projeto de inclusão de alunos surdos, realizado no período da Pandemia do Coronavírus, em duas escolas de Ensino Fundamental em município do interior do Estado de São Paulo. A finalidade do projeto foi minimizar barreiras de comunicação, ampliar o vocabulário da língua oral e da língua de sinais, e promover ações educativas para efetivar a inclusão de alunos surdos. Os alunos surdos realizavam gravações de vídeos temáticos curtos na escola a cada 15 dias, que eram editados por uma professora especializada em Libras (TILS). Os vídeos eram encaminhados para a direção das escolas que, por sua vez, os repassavam aos professores para utilizarem nas aulas. O projeto ofereceu aos alunos surdos a oportunidade de desenvolvimento por meio da Libras durante o período de pandemia e garantiu o estabelecimento de sua identidade. Além disso, os alunos ouvintes tiveram contato e utilizaram Libras na escola. Considerando sua eficácia, o projeto tornou-se permanente.</p> 2023-11-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/18719 O ensino remoto na pandemia causada pela COVID-19 2023-11-28T12:59:33-03:00 Ana Paula de Oliveira anapaulinhaoliveira2016@gmail.com Emerson Augusto de Medeiros emerson.medeiros@ufersa.edu.br Vanessa de França Almeida Gurgel vanessaalmeida_rn@hotmail.com <p>Este estudo centraliza-se para a experiência com o ensino remoto em uma escola na Comunidade Rural de São Lourenço, Felipe Guerra – RN, no período da pandemia causada pela COVID-19 (2020 – 2022). Dessa forma, o estudo tem como objetivo central analisar as percepções de professores da Unidade Escolar X Professor Antônio Amarildo de Souza, Felipe Guerra – RN, a respeito do ensino remoto. Em parâmetros metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa e se tipificou como uma pesquisa de campo. Do estudo, participaram três professores que lecionam na escola referenciada na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como técnica para a construção dos dados, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas no mês de junho de 2022. Conclui-se que a prática pedagógica com o objetivo de alfabetizar crianças no período da pandemia causada pela COVID-19, mais especificamente entre os anos de 2020 e 2022, intensificou a rotina laboral dos docentes. Destacou-se, ainda, a ausência de formação continuada para o uso das tecnologias digitais, porém, os docentes, por meio do planejamento contínuo, produziram estratégias pedagógicas que somaram aos processos de ensino-aprendizagem com os estudantes no contexto da pandemia.</p> 2023-11-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/18632 Estudo comparativo em uma comunidade acadêmica 2023-12-13T16:31:35-03:00 Luciana Zanelato-Silva luciana.zanelato@unisagrado.edu.br Sandra Leal Calais sandra.l.calais@unesp.br Alexia Rino Ferraz de Oliveira alexia_rino@hotmail.com <p>A pandemia ocasionada pela COVID-19 provocou profundas alterações na rotina laboral e educacional das Instituições de Ensino Superior. Assim, fez-se um estudo exploratório-descritivo e quantitativo, cujo objetivo foi comparar os impactos desse período em uma comunidade acadêmica privada quanto às percepções sobre saúde, estratégias e redes de apoio. Participaram 403 pessoas, sendo 206 discentes, 115 docentes e 82 técnicos-administrativos. Aplicou-se um questionário pelo <em>Google Forms</em> e na plataforma digital da Instituição. Nas análises estatísticas do ANOVA, destacaram-se maior vulnerabilidade dos discentes quanto aos impactos na saúde física e emocional, assim como menor percepção das redes de apoio. Considera-se que tais achados poderão auxiliar no planejamento de ações políticas institucionais para diferentes membros da comunidade acadêmica, não somente para reparar os danos da pandemia, mas também com foco no bem-estar físico e emocional diante de mudanças constantes no ambiente educacional.</p> 2023-12-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Temas em Educação e Saúde