Revalorizando a psicomotricidade no processo de desenvolvimento da escrita

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v16i1.13515

Mots-clés :

Psicomotricidade, Processo de alfabetização, Movimento.

Résumé

A tarefa de alfabetizar ainda é um desafio para a sociedade contemporânea e a busca por práticas efetivas de letramento tem sido frequente entre todos os responsáveis por esse nível inicial do Ensino Fundamental. As pesquisas construtivistas têm contribuído consideravelmente para a compreensão do processo de aquisição de leitura e escrita da criança, mas é necessário observar que a adoção incondicional dessa perspectiva deixou de lado a importância das atividades desenvolvidas na pré-escola e que foram consideradas preparatórias no período de alfabetização. Este artigo tem como objetivo romper com esse pensamento unilateral segundo o qual, no processo de alfabetização, apenas a cognição é uma condição básica, desconsiderando a perspectiva de uma prática que inclui habilidades psicomotoras como elemento importante nesse processo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eduardo Henrique Aranda, Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara – SP

Mestre em Processos de Ensino, Gestão e Inovação (UNIARA). Professor de Educação Física Escolar.

Fábio Tadeu Reina, Nusex - Núcleo de Sexualidade e Centro Universitário de Araraquara (UNIARA).

Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), Pós-Doutorado em Sexualidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ( NUSEX - Núcleo de Sexualidade) vinculado ao Departamento de Psicologia da Educação (2011).Atualmente é professor titular do Centro Universitário de Araraquara, professor efetivo da rede básica do ensino do Estado de São Paulo e professor de educação fisica efetivo da Secretaria Municipal de Esportes e lazer de Araraquara , atuando principalmente nos seguintes temas: enfrentamento à violência simbólica, educação fisica escolar, inclusão social, desigualdade cultural ,teoria na educação fisica, gestão e politicas educacionais.

Dirce charara Monteiro, Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara – SP

Professora Doutora em Letras, Coordenadora do Programa de mestrado profissional: Processos de ensino , Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara.

Références

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis. Acesso em: 15 mar. 2019.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol 1.pdf. Acesso em: 12 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: https://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf. Acesso em: 10 mar. 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.

CAMUS, J. L'enfant maladroit. Paris: Presses Universitaires de France, 1981.

DANTAS, H.; LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

DE MEUR, A.; STAES, L. Psicomotricidade: educação e reeducação. São Paulo: Manole, 1991.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.

FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

FONSECA, V. Psicomotricidade. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes,1996.

FONSECA, V. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FONSECA, V. Psicomotricidade: Filogêneses, Ontogênese e Retrogênese. Artes Médicas, 2009.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY J.D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2013.

KRECH, D.; CRUTCHFIELD, R. Elementos de Psicologia. v.1. São Paulo: Pioneira/MEC, 1973.

LE BOULCH, J. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento aos 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKY, L. S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/USP, 1988.

MOLINARI, A. M. da P.; SENS, S. M. A educação física e sua relação com a psicomotricidade. Revista PEC, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 85-93, 2002-2003.

OLIVEIRA, G. C. Psicomotricidade, educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 10. ed. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2005.

SOARES, M. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Pátio, Revista Pedagógica, Artmed Editora, v. 7, n. 29, p. 18-22, 2004.

Publiée

19/06/2020

Comment citer

ARANDA, E. H.; REINA, F. T.; MONTEIRO, D. charara. Revalorizando a psicomotricidade no processo de desenvolvimento da escrita. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 1, p. 96–117, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i1.13515. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13515. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - Área da Educação