Revalorizando a psicomotricidade no processo de desenvolvimento da escrita

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.26673/tes.v16i1.13515

Mots-clés :

Psicomotricidade, Processo de alfabetização, Movimento.

Résumé

A tarefa de alfabetizar ainda é um desafio para a sociedade contemporânea e a busca por práticas efetivas de letramento tem sido frequente entre todos os responsáveis por esse nível inicial do Ensino Fundamental. As pesquisas construtivistas têm contribuído consideravelmente para a compreensão do processo de aquisição de leitura e escrita da criança, mas é necessário observar que a adoção incondicional dessa perspectiva deixou de lado a importância das atividades desenvolvidas na pré-escola e que foram consideradas preparatórias no período de alfabetização. Este artigo tem como objetivo romper com esse pensamento unilateral segundo o qual, no processo de alfabetização, apenas a cognição é uma condição básica, desconsiderando a perspectiva de uma prática que inclui habilidades psicomotoras como elemento importante nesse processo.

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Bibliographies de l'auteur

Eduardo Henrique Aranda, Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara – SP

Mestre em Processos de Ensino, Gestão e Inovação (UNIARA). Professor de Educação Física Escolar.

Fábio Tadeu Reina, Nusex - Núcleo de Sexualidade e Centro Universitário de Araraquara (UNIARA).

Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), Pós-Doutorado em Sexualidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ( NUSEX - Núcleo de Sexualidade) vinculado ao Departamento de Psicologia da Educação (2011).Atualmente é professor titular do Centro Universitário de Araraquara, professor efetivo da rede básica do ensino do Estado de São Paulo e professor de educação fisica efetivo da Secretaria Municipal de Esportes e lazer de Araraquara , atuando principalmente nos seguintes temas: enfrentamento à violência simbólica, educação fisica escolar, inclusão social, desigualdade cultural ,teoria na educação fisica, gestão e politicas educacionais.

Dirce charara Monteiro, Universidade de Araraquara (UNIARA), Araraquara – SP

Professora Doutora em Letras, Coordenadora do Programa de mestrado profissional: Processos de ensino , Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara.

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Publiée

19/06/2020

Comment citer

ARANDA, E. H.; REINA, F. T.; MONTEIRO, D. charara. Revalorizando a psicomotricidade no processo de desenvolvimento da escrita. Temas em Educação e Saúde , Araraquara, v. 16, n. 1, p. 96–117, 2020. DOI: 10.26673/tes.v16i1.13515. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/13515. Acesso em: 31 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - Área da Educação