O que aprendemos daquilo que nos é ensinado
DOI :
https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.9996Mots-clés :
ensino de ciências, experiência, aprendizagem, conhecimento.Résumé
Este texto apresenta um relato de pesquisa sobre o componente curricular de Ciências Físicas e Biológicas, utilizado para analisar o processo de ensino por meio da experiência de ensinar e aprender. As leis Nº 4024/61, Nº 5692/71 e Nº 9394/96 serão citadas para demonstrar a evolução no ensino de ciências. Entretanto, nosso objetivo é mostrar que a aprendizagem só se torna significativa quando a experiência faz sentido para o aprendiz e o ajuda a construir o conhecimento.Téléchargements
Références
BRASIL. Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 1961.
BRASIL. Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: 1971.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Fixa Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 1996.
LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Pedagogia de projetos e projetos de trabalho. Presença Pedagógica, v. 73, p. 62-69, 2007.
HEIDEGGER, Martin. La esencia del habla. In: HEIDEGGER, Martin. De camino Al habla. Barcelona: Educaciones Del Serbal, 1987.
KOHAN, Walter Omar. Infância de um ensinar e de um aprender (J. Rancière). In: KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 181-205.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr, 2002.
SÃO PAULO. Secretaria de Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. São Paulo, 2010.
SÃO PAULO. Governo do Estado. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica. Orientações curriculares do estado de São Paulo: ciências naturais e ciências humanas. São Paulo: CGEB/SEE, 2013.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Proposta Curricular para o ensino fundamental (Ciclo II) e ensino médio: documento de apresentação. São Paulo, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Temas em Educação e Saúde. Os artigos publicados e as referências citadas na Temas em Educação e Saúde são de inteira responsabilidade de seus autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.