Reconhecimento antecipado de problemas ortográficos em escreventes novatos: quando e como acontecem

Autores

  • Eduardo Calil Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Centro de Educação, Maceió - Alagoas https://orcid.org/0000-0002-8696-3697
  • Luísa Álvares Pereira Universidade de Aveiro, Aveiro - Portugal. Departamento de Educação e Psicologia.
  • Luísa Álvares Pereira Universidade de Aveiro, Aveiro - Portugal. Departamento de Educação e Psicologia.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1804-5

Palavras-chave:

Sala de aula, Produção textual, Ortografia, Rasura, Metalinguístico, Aprendizagem, Escrita colaborativa,

Resumo

A aprendizagem da ortográfica constitui um processo complexo, envolvendo questões lexicais e gramaticais. Muitos estudos sobre essa aprendizagem tratam os problemas ortográficos de modo independente e separado da produção textual. Neste estudo defendemos a importância de se analisar a aprendizagem da ortografia a partir da perspectiva proposta pela Genética Textual, colocando em destaque a gênese do processo de escritura e criação textual. Apresentamos o Sistema Ramos, metodologia de investigação que registra o processo de escritura em tempo e espaço real da sala de aula. Esse Sistema oferece informações multimodais (fala, escrita, gestualidade) sobre o que alunos, em duplas, reconhecem como problemas ortográficos (PO) e os comentários espontâneos feitos quando estão escrevendo o texto. Este estudo analisa justamente o momento em que aconteceram esses reconhecimentos e os comentários de duas alunas no 2º ano de escolaridade, durante a produção de seis histórias inventadas. Mais do que uma análise quantitativa dos tipos de PO identificados no produto, apresentamos uma análise enunciativa e microgenética de reconhecimentos de PO e seus comentários, particularmente aqueles PO antecipados pelas escreventes. Os resultados indicam: i. Reconhecimentos ensejam comentários nem sempre relacionados ao PO identificado; ii. Reconhecimentos e comentários estão relacionados aos conteúdos ortográficos ensinados em sala de aula; iii. Alguns PO reconhecidos envolvem a articulação de diferentes níveis linguísticos. Esses aspectos podem contribuir para a compreensão da aprendizagem da ortografia em situações didáticas propiciadas pela escrita colaborativa a dois.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Calil, Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Centro de Educação, Maceió - Alagoas

Universidade Federal de Alagoas

Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística

Programa de Pós Graduação em Educação

Publicado

25/04/2018

Como Citar

CALIL, E.; PEREIRA, L. Álvares; PEREIRA, L. Álvares. Reconhecimento antecipado de problemas ortográficos em escreventes novatos: quando e como acontecem. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 62, n. 1, 2018. DOI: 10.1590/1981-5794-1804-5. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/10256. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais