Produção textual em contexto de ensino superior: rediscutindo perspectivas e procedimentos de ensino-aprendizagem

Autores

  • Petrilson Alan Pinheiro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Linguística Aplicada, Campinas, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1807-4

Palavras-chave:

Produção textual, Ensino superior, ZDP, Scaffolding, Mastery learning, Feedback recursivo,

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar e discutir resultados de uma investigação de base qualitativo-interpretativista dos procedimentos de ensino-aprendizagem utilizados em uma disciplina voltada exclusivamente para leitura e produção de textos acadêmicos do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no período de 2013 a 2016. Como aporte teórico, este estudo toma como base a perspectiva sociocultural de Vygotsky (2000, 2003) e, particularmente, seu conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), aliado aos conceitos de Mastery Learning (BLOOM, 1971), feedback recursivo (COPE; KALANTZIS, 2016) e Scaffolding (BRUNER; ROSS; WOOD, 1976). Os resultados mostram que se a produção textual for trabalhada por meio de um processo de avaliação formativa, de caráter prospectivo e construtivo, fornecendo um contínuo feedback para os aprendizes, é possível levá-los a novas formas de conhecimento, em que os andaimes necessários, construídos tanto com a ajuda de pessoas mais experientes, quanto por meio de seus próprios pares, podem, então, transformar seu desenvolvimento potencial, que se relaciona às capacidades e conquistas a serem obtidas pelos discentes, em desenvolvimento real, concernente às àquelas que já foram por eles atingidas.

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Biografia do Autor

Petrilson Alan Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Linguística Aplicada, Campinas, São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp.

Publicado

08/08/2018

Como Citar

PINHEIRO, P. A. Produção textual em contexto de ensino superior: rediscutindo perspectivas e procedimentos de ensino-aprendizagem. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 62, n. 2, 2018. DOI: 10.1590/1981-5794-1807-4. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/10470. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais