Os judeus sefarditas em Curaçao e seu papel na formação do Papiamentu

Autores

  • Shirley Freitas Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Humanidades e Letras, São Francisco do Conde - BA - Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6124-8067
  • Gabriel Antunes de Araujo Universidade de Macau (UMAC). Macau - China. Departamento de Português. Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. São Paulo - SP - Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7337-3391
  • Manuele Bandeira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Humanidades e Letras, São Francisco do Conde - BA - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3163-0377

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1904-1

Palavras-chave:

Judeus sefarditas, Papiamentu, Papel social e linguístico,

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a participação dos judeus sefarditas na configuração linguística do papiamentu, considerando que esse papel tem sido negligenciado nos estudos sobre essa língua. No contexto linguístico, preces e epitáfios em português confirmam que esta era a língua usada por vários judeus sefarditas em Curaçao. Por outro lado, a análise de documentos do século XVIII revela que o papiamentu sefardita influenciou a variedade geral. Henriquez (1988, 1991) descreveu o vocabulário característico do papiamentu falado pelos judeus sefarditas. Adicionalmente, Martinus (1996) e Jacobs (2012) apresentam registros que podem apontar uma relação tripartide entre a Senegâmbia/Alta Guiné, Amsterdam e Curaçao através do comércio de escravos conduzido pelos judeus. Desse modo, este estudo pretende mostrar que os judeus tiveram um papel importante na sociedade curaçauense e contribuíram para a configuração do papiamentu. Aqui seguimos uma abordagem similar àquela defendida por Faraclas et al. (2014): uma convergência de elementos deve ser considerada ao estudar a formação dos crioulos atlânticos, sobretudo a atuação de falantes de diferentes línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Freitas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Humanidades e Letras, São Francisco do Conde - BA - Brasil.

Professora Adjunta do Curso de Letras, Instituto de Humanidades e Letras, Campus dos Malês, São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.

Gabriel Antunes de Araujo, Universidade de Macau (UMAC). Macau - China. Departamento de Português. Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. São Paulo - SP - Brasil.

Professor Associado (Livre-docente) em regime de dedicação exclusiva na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, Brasil, na área de Filologia e Língua Portuguesa no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Manuele Bandeira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Instituto de Humanidades e Letras, São Francisco do Conde - BA - Brasil.

Professora Adjunta do Curso de Letras, Instituto de Humanidades e Letras, Campus dos Malês, São Francisco do Conde, Bahia, Brasil.

Publicado

15/04/2019

Como Citar

FREITAS, S.; ARAUJO, G. A. de; BANDEIRA, M. Os judeus sefarditas em Curaçao e seu papel na formação do Papiamentu. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 63, n. 1, 2019. DOI: 10.1590/1981-5794-1904-1. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/10560. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais