Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura: proposta de trabalho para crônica e pintura no livro didático

Autores

  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins (UFT). Câmpus de Porto Nacional, Porto Nacional – TO - Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8265-4064
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá (UEM). Fundação Araucária. Maringá - PR - Brasil. Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias. https://orcid.org/0000-0001-7797-811X

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-1911-8

Palavras-chave:

Ordenação, Sequenciação, Perguntas de leitura, Livro didático,

Resumo

Analisam-se os tipos de perguntas e sua sequenciação, em uma coleção de livros didáticos do 6.º ao 9.º ano, na seção “Cruzando Linguagens”, que apresenta perguntas de leitura para gêneros diferentes, mas com temáticas próximas. A partir disso, propõe-se nova sequenciação de perguntas para uma das atividades do livro do 6º ano, destinada aos gêneros crônica e pintura. O trabalho centraliza-se na perspectiva sobre leitura interacionista, nos estudos da Linguística Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, discutida por Solé (1998) e ampliada por Menegassi (2008, 2010a, 2010b, 2010c, 2010d, 2016), Fuza e Menegassi (2018, 2017) e Fuza (2017). Dentre as questões da seção, geralmente, apenas uma delas possibilita o diálogo temático entre textos, sendo assim, sugeriu-se: análise das perguntas do livro, voltadas à crônica e pintura; nova sequenciação das perguntas; verificação das lacunas temáticas. Na sequência, desenvolveu-se a proposta teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas, com foco no diálogo entre os textos, que possibilita ao leitor: estabelecer o diálogo entre textos com aproximação temática; elaborar respostas textuais, inferenciais e interpretativas, envolvendo as ideias principais dos textos; produzir sentidos quanto às temáticas apresentadas, alcançando as compreensões textuais e inferenciais e a interpretação, possibilitando tratar da exauribilidade temática relativa.

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Biografia do Autor

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Câmpus de Porto Nacional, Porto Nacional – TO - Brasil.

Docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, Porto Nacional – TO - Brasil. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras. Pós-doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Linguística Aplicada, pela Unicamp.

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Fundação Araucária. Maringá - PR - Brasil. Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias.

Universidade Estadual de Maringá. Fundação Araucária. Programa de Pós-Graduação em Letras, Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias, Maringá-PR-Brasil. Doutor em Linguística pela Unesp/Assis.

Publicado

19/11/2019

Como Citar

FUZA, Ângela F.; MENEGASSI, R. J. Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura: proposta de trabalho para crônica e pintura no livro didático. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 63, n. 3, 2019. DOI: 10.1590/1981-5794-1911-8. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/11458. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais