Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura: proposta de trabalho para crônica e pintura no livro didático
DOI:
https://doi.org/10.1590/1981-5794-1911-8Palavras-chave:
Ordenação, Sequenciação, Perguntas de leitura, Livro didático,Resumo
Analisam-se os tipos de perguntas e sua sequenciação, em uma coleção de livros didáticos do 6.º ao 9.º ano, na seção “Cruzando Linguagens”, que apresenta perguntas de leitura para gêneros diferentes, mas com temáticas próximas. A partir disso, propõe-se nova sequenciação de perguntas para uma das atividades do livro do 6º ano, destinada aos gêneros crônica e pintura. O trabalho centraliza-se na perspectiva sobre leitura interacionista, nos estudos da Linguística Aplicada e da prática de ordenação e de sequenciação de leitura, discutida por Solé (1998) e ampliada por Menegassi (2008, 2010a, 2010b, 2010c, 2010d, 2016), Fuza e Menegassi (2018, 2017) e Fuza (2017). Dentre as questões da seção, geralmente, apenas uma delas possibilita o diálogo temático entre textos, sendo assim, sugeriu-se: análise das perguntas do livro, voltadas à crônica e pintura; nova sequenciação das perguntas; verificação das lacunas temáticas. Na sequência, desenvolveu-se a proposta teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas, com foco no diálogo entre os textos, que possibilita ao leitor: estabelecer o diálogo entre textos com aproximação temática; elaborar respostas textuais, inferenciais e interpretativas, envolvendo as ideias principais dos textos; produzir sentidos quanto às temáticas apresentadas, alcançando as compreensões textuais e inferenciais e a interpretação, possibilitando tratar da exauribilidade temática relativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Alfa: Revista de Linguística. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.