A aprendizagem das habilidades auditivas: um meio e um fim na aquisição de línguas estrangeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e11863

Palavras-chave:

Aquisição de habilidades auditivas, Processos auditivos, Necessidades dos alunos,

Resumo

A compreensão oral constitui um valioso meio de aprendizagem de línguas estrangeiras e um objetivo importante para os alunos no propósito de obter informações produzidas em segunda língua. Sua aquisição bem sucedida envolve o uso de processos mentais que precisam ser internalizados pelos alunos e posteriormente colocados em prática em suas interações orais para facilitar a compreensão em diferentes contextos comunicativos. É responsabilidade do professor encontrar as melhores formas de garantir a aquisição ativa dessa habilidade, escolhendo os tipos de tarefas e materiais que melhor atendam às necessidades e interesses dos alunos como indivíduos e como aprendizes de idiomas. Seguindo essas ideias, o presente artigo objetiva realçar a importância das habilidades auditivas no processo de aquisição de línguas estrangeiras. O trabalho também explora as formas em que essas habilidades podem ser abordadas em sala de aula para adicionar uma dimensão centrada no aluno ao processo de ensino-aprendizagem. Para atingir esses objetivos, o artigo se baseia em contribuições teóricas oferecidas por autores como Krashen (1982); Nunan (1998); Richards (2008, 1983); Brown (2006); Hinkel (2011, 2006); Nation e Newton (2009); Vandergrift (2011, 2007, 1999); Rost (2011, 2001) entre outros, que desenvolveram pesquisas substanciais nesse campo.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Manso López, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Campos dos Goytacazes – RJ - Brasil.

Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto Superior de Ciências Pedagógicas Felix Varela (Cuba). Doutorando em Cognição e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atuo na área de ensino de línguas estrangeiras.

Sergio Arruda de Moura, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Campos dos Goytacazes – RJ - Brasil.

Doutor em Literatura Comparada pela UFRJ, em 1992. Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atua no Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem na área de Linguística e Análise do Discurso.

Alfredo Camacho Delgado, Universidad Central "Marta Abreu" de Las Villas (UCLV). Santa Clara - Cuba.

Doutor em Ciências pelo Instituto Superior de Ciências Pedagógicas Felix Varela (Cuba). Atua no Departamento de Línguas Estrangeiras da Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas (UCLV) (Cuba).

Publicado

28/10/2020

Edição

Seção

Artigos Originais