Os discursos dos professores de língua inglesa da escola pública sobre os discursos dos documentos oficiais

análise enunciativo-discursiva de um (in)tenso diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e12488

Palavras-chave:

discurso dos documentos oficiais, professores de língua inglesa, análise enunciativo-discursiva

Resumo

O presente estudo apresenta um levantamento de pesquisas na área de ensino e aprendizagem de língua inglesa que abordaram a temática dos documentos oficiais na relação com a prática do professor de inglês da escola pública, trazendo à tona os discursos desse sujeito. Com o objetivo de analisar como os discursos dos documentos oficiais vêm sendo apropriados pelos professores de inglês da rede pública, segundo as pesquisas da área, este trabalho fundamenta-se teoricamente na perspectiva da formação discursiva e social do sujeito, a partir da teoria bakhtiniana de apropriação dos discursos. As análises dos enunciados dos professores indiciam que os direcionamentos dos documentos não apresentam aderência ao contexto concreto da prática docente, são compreendidos pelos professores como estranhos à sua realidade e ineficientes na conjuntura em que atuam. Os discursos oficiais apresentam-se para os professores como a palavra autoritária, que remete a uma alta esfera, distante da esfera do contato familiar. Como observado, a dissintonia entre os discursos dos documentos oficiais e os discursos dos professores relativos à sua prática tende a continuar devido ao distanciamento dos docentes das instâncias de planejamento e organização das aulas, da escolha do material e do conteúdo adequado para seus alunos.

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Biografia do Autor

Renata Helena Pin Pucci, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Piracicaba - SP, Brasil.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UNIMEP

Publicado

17/08/2021

Como Citar

PUCCI, R. H. P. Os discursos dos professores de língua inglesa da escola pública sobre os discursos dos documentos oficiais: análise enunciativo-discursiva de um (in)tenso diálogo. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 65, 2021. DOI: 10.1590/1981-5794-e12488. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/12488. Acesso em: 19 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos Originais