Efeitos da implementação de histórias digitais na produção oral de aprendizes de inglês

um estudo embasado em tarefas

Autores

  • Juliane Regina Trevisol Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Jacobina – BA - Brasil.
  • Raquel Carolina Ferraz D'Ely Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis – SC - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e12562

Palavras-chave:

Tecnologia, Histórias Digitais, Tarefas, Produção Oral, Aprendizagem-ensino de Línguas, Sala de aula

Resumo

Devido à rapidez em que as mudanças tecnológicas se dão no mundo contemporâneo e às possibilidades que as novas ferramentas trazem para a construção de conhecimentos em contextos variados, é crescente o interesse de pesquisadores e educadores acerca da inserção de tecnologias digitais aliadas à educação. Porém, muitos são ainda os questionamentos sobre quão eficiente para a aprendizagem seria a implementação de atividades com tecnologias digitais, em especial em contextos de segunda língua (L2). Assim, esta pesquisa investigou os efeitos de um ciclo de tarefas (ELLIS, 2003) com histórias digitais na produção oral em L2 de aprendizes de inglês em uma universidade pública da Bahia. Dados de produção oral de quatorze participantes foram coletados em três momentos – pré e pós-testes – via Whatsapp e analisados considerando-se sua complexidade, acurácia, fluência e densidade lexical (SKEHAN, 2003). Os resultados, em geral, evidenciam uma melhora na fala dos participantes para algumas das medidas investigadas, mesmo em um curto espaço de tempo. Por fim, discute-se o potencial da história digital como ferramenta para o aprimoramento da L2 em contextos formais de ensino-aprendizagem, considerando-se a necessidade de mais pesquisas que busquem compreender o uso de tecnologias na sala de aula de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Regina Trevisol, Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Jacobina – BA - Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia - Campus IV Jacobina.  

Atua no curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa e Literaturas, com ênfase nas areas de Estudos Linguísticos, Aprendizagem e Ensino de Línguas e Formação de Professores.

Raquel Carolina Ferraz D'Ely, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis – SC - Brasil.

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da UFSC.

Publicado

31/08/2021

Como Citar

TREVISOL, J. R.; D’ELY, R. C. F. . Efeitos da implementação de histórias digitais na produção oral de aprendizes de inglês: um estudo embasado em tarefas. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 65, 2021. DOI: 10.1590/1981-5794-e12562. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/12562. Acesso em: 19 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos Originais