A iniciação científica nos contextos da educação básica e superior
dos documentos oficiais aos aspectos formativos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1981-5794-e13679Palavras-chave:
letramento, letramento acadêmico, iniciação científica, ensino médio, ensino superiorResumo
A iniciação científica, tradicionalmente implementada no ensino superior, temse feito presente também no nível médio de ensino. Com base nessa realidade, objetivamos analisar, comparativamente, a iniciação científica nesses dois contextos, quanto a seus princípios e diretrizes, preconizados em documentos oficiais, e a aspectos formativos nas práticas educativas. Para isso, selecionamos, dos dois níveis de ensino, documentos oficiais que tratam dessa política de educação científica, assim como relatórios finais de projetos de iniciação científica da área de Linguística e Literatura. Tais dados são analisados a partir de reflexões sobre educação pela pesquisa e de estudos sobre letramento e letramento acadêmico, mediante abordagem qualitativo-interpretativista. As análises indicam que os documentos oficiais, em ambos os contextos, se fundamentam em concepções semelhantes, principalmente a pesquisa como princípio pedagógico, mas há diferenças de investimento, significativamente maior na educação superior. Os relatórios, por sua vez, sugerem a realização de atividades/rotinas parecidas no processo de construção e socialização do conhecimento científico, materializadas em textos que evidenciam conhecimentos e dificuldades que independem do nível de ensino. Na situação por nós investigada, portanto, há mais semelhanças do que diferenças entre a iniciação científica no ensino médio e superior, principalmente quanto aos aspectos formativos, apesar de desenvolver-se em ambientes diferentes.
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