Intercomunicação do português coloquial e/ou não padrão e do francês padrão em aula de francês língua estrangeira

Autores

  • Claudia Regina Minossi Rombaldi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Câmpus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG). Pelotas - RS - Brasil
  • Isabella Mozzillo Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Centro de Letras e Comunicação (CLC). Pelotas - RS - Brasil https://orcid.org/0000-0001-8445-9174

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e13740

Palavras-chave:

didática integrada, português língua materna, francês língua estrangeira, francês padrão, português coloquial e/ou não padrão

Resumo

Neste artigo, relacionam-se aspectos em variação no português àqueles cristalizados pela gramática no francês, com o objetivo de se estabelecerem intercomunicações entre produções que se assemelham no português coloquial e/ou não padrão e no francês padrão, partindo-se da hipótese segundo a qual atividades intercomunicativas de explicitação, entre tais particularidades, nas duas línguas, são capazes de gerar melhor proficiência na LE. Essa hipótese consubstancia-se em trabalhos como, por exemplo, os de Miranda de Paulo (2017), Candelier (2016) e Bagno (1999). A metodologia consiste em aulas expositivas e dialogadas, cujo foco incide em estimular os alunos a contrastarem e a inter-relacionarem atividades que contextualizem palavras ou expressões no francês padrão que se organizam de maneira semelhante à variação no português. Os resultados mostram que os sujeitos, além de terem contrastado as duas variedades, nas línguas em contato no estudo, também transpuseram estruturas de uma variedade a outra, adequando-as ao padrão do francês.

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Publicado

10/11/2021

Como Citar

ROMBALDI, C. R. M.; MOZZILLO, I. Intercomunicação do português coloquial e/ou não padrão e do francês padrão em aula de francês língua estrangeira. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 65, 2021. DOI: 10.1590/1981-5794-e13740. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/13740. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais