A formação do professor universitário e a apropriação dos gêneros do métier docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e13880

Palavras-chave:

formação do professor universitário, letramento docente, gêneros do métier docente, identidade do professor universitário

Resumo

Tendo em vista as temáticas de linguagem e formação docente, com base nos quadros teóricos dos Estudos do Letramento e da teoria dos gêneros do discurso, neste artigo, buscou-se realizar um inventário dos gêneros do discurso constitutivos do métier docente universitário e refletir sobre a sua importância, enquanto artefatos que fazem parte do trabalho, do letramento e da identidade do professor. As pesquisas bibliográficas em torno da identidade e da formação do professor universitário levaram à compreensão de que, dependendo da instituição e dos contextos institucionais e socioculturais em que se inserem, as demandas que chegam ao docente são diferentes e crescentes, incidindo sobre a identidade desse profissional. A pesquisa de campo revelou que tais demandas estão vinculadas a competências científico-pedagógicas, político-administrativas e pessoais, necessárias ao exercício das inúmeras atividades relativas ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão universitária. Essas atividades estão imbricadas com a linguagem e revelam tanto a amplitude de gêneros profissionais exigidos do professor, quanto a necessidade da inserção desse profissional em práticas de letramento.

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Biografia do Autor

Ada Magaly Matias Brasileiro, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Departamento de Letras. Mariana - MG - Brasil.

Doutora em Letras: Linguística e Língua Portuguesa. Professora do Departamento de Letras da UFOP - MG. Autora de A emoção na sala de aula, 2018, Mercado de Letras; Manual de produção de textos acadêmicos e científicos, 2013, Atlas; Leitura de produção de textos, 2016, Penso; dentre outras publicações.

Viviane Raposo Pimenta, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Departamento de Letras. Mariana - MG - Brasil.

Doutora em Letras: Linguística e Língua Portuguesa. Professora do Departamento de Letras da UFOP - MG. Pesquisadora na área de formação docente e tecnologias da educação.

 

Publicado

08/03/2022

Como Citar

BRASILEIRO, A. M. M.; PIMENTA, V. R. A formação do professor universitário e a apropriação dos gêneros do métier docente. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 66, 2022. DOI: 10.1590/1981-5794-e13880. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/13880. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais