A formação do professor universitário e a apropriação dos gêneros do métier docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e13880

Palavras-chave:

formação do professor universitário, letramento docente, gêneros do métier docente, identidade do professor universitário

Resumo

Tendo em vista as temáticas de linguagem e formação docente, com base nos quadros teóricos dos Estudos do Letramento e da teoria dos gêneros do discurso, neste artigo, buscou-se realizar um inventário dos gêneros do discurso constitutivos do métier docente universitário e refletir sobre a sua importância, enquanto artefatos que fazem parte do trabalho, do letramento e da identidade do professor. As pesquisas bibliográficas em torno da identidade e da formação do professor universitário levaram à compreensão de que, dependendo da instituição e dos contextos institucionais e socioculturais em que se inserem, as demandas que chegam ao docente são diferentes e crescentes, incidindo sobre a identidade desse profissional. A pesquisa de campo revelou que tais demandas estão vinculadas a competências científico-pedagógicas, político-administrativas e pessoais, necessárias ao exercício das inúmeras atividades relativas ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão universitária. Essas atividades estão imbricadas com a linguagem e revelam tanto a amplitude de gêneros profissionais exigidos do professor, quanto a necessidade da inserção desse profissional em práticas de letramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ada Magaly Matias Brasileiro, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Departamento de Letras. Mariana - MG - Brasil.

Doutora em Letras: Linguística e Língua Portuguesa. Professora do Departamento de Letras da UFOP - MG. Autora de A emoção na sala de aula, 2018, Mercado de Letras; Manual de produção de textos acadêmicos e científicos, 2013, Atlas; Leitura de produção de textos, 2016, Penso; dentre outras publicações.

Viviane Raposo Pimenta, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Departamento de Letras. Mariana - MG - Brasil.

Doutora em Letras: Linguística e Língua Portuguesa. Professora do Departamento de Letras da UFOP - MG. Pesquisadora na área de formação docente e tecnologias da educação.

 

Publicado

08/03/2022

Como Citar

BRASILEIRO, A. M. M.; PIMENTA, V. R. A formação do professor universitário e a apropriação dos gêneros do métier docente. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 66, 2022. DOI: 10.1590/1981-5794-e13880. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/13880. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais