A língua espanhola no trabalho dos agentes de turismo
Palavras-chave:
Linguagem e trabalho, Dialogismo, Abordagem ergológica, Ensino de espanhol, Turismo,Resumo
Este artigo, a partir da concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2003) e da abordagem ergológica (SCHWARTZ, 1997), apresenta uma análise do trabalho dos agentes de turismo com o objetivo de antecipar o que se pode ensinar em Língua Espanhola a trabalhadores da área. Como marco teórico e metodológico, propõe-se, em lugar do procedimento de análise de necessidades sugerido pela bibliografia sobre o ensino de línguas para fins específicos, a utilização de uma abordagem ergológica, que pressupõe conceitos e métodos de origem pluridisciplinar e tem por base uma preocupação ética e epistemológica que coloca os trabalhadores no centro da produção de conhecimento sobre o trabalho. A análise das situações de trabalho teve por base alguns procedimentos advindos da Análise Ergonômica do Trabalho. Os resultados indicam a pertinência de um programa de ensino de espanhol para agentes de turismo que desenvolva prioritariamente as competências escritas e leitoras.
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