Os discursos sobre o veganismo em revistas de divulgação da filosofia no Brasil e na França

Autores

  • Daniela Nienkötter Sardá Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo - SP - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7128-2469

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e14037

Palavras-chave:

análise de discursos comparativa, veganismo, revistas de filosofia, divulgação científica

Resumo

Neste artigo estudamos comparativamente os discursos de duas revistas de divulgação da filosofia, uma brasileira e outra francesa. Buscamos, assim, responder às duas questões formuladas no nosso projeto de pós-doutorado sobre os discursos das revistas de divulgação da filosofia no Brasil e na França, a saber: “Como a filosofia é apresentada nas revistas brasileiras e francesas?” e “O que se pretende com a divulgação da filosofia no Brasil e na França?”. Para tanto, selecionamos dois artigos sobre o tema do veganismo na revista brasileira Filosofia Ciência & Vida e na revista francesa Philosophie Magazine, ambos publicados em 2018. A metodologia empregada nas análises é a análise de discursos comparativa, conforme ela vem sendo trabalhada no Brasil numa perspectiva bakhtiniana. Dessa forma, analisamos como as entonações valorativas, mediante as escolhas lexicais feitas pelos autores dos enunciados brasileiro e francês, contribuem para uma argumentação favorável ou não ao veganismo. A análise das relações dialógicas e dos modos de transmissão do discurso alheio, por sua vez, permitem-nos observar como se dá o diálogo entre diferentes esferas da atividade humana em ambas as revistas, contribuindo para a elucidação do papel da divulgação da filosofia nas revistas brasileira e francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Nienkötter Sardá, Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo - SP - Brasil.

Doutora em Ciências da Linguagem pela Université Sorbonne Paris Cité. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade de São Paulo, com bolsa da FAPESP (Proc. nº 2017/12306-8).

Publicado

08/03/2022

Como Citar

SARDÁ, D. N. . Os discursos sobre o veganismo em revistas de divulgação da filosofia no Brasil e na França. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 66, 2022. DOI: 10.1590/1981-5794-e14037. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/14037. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais