Um olhar para além de representações culturais estáveis em atividades telecolaborativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e14400

Palavras-chave:

representações culturais, telecolaboração, intercâmbios telecolaborativos, interculturalidade, mediação pedagógica

Resumo

As representações culturais, para Risager (2007, p. 180), “transmitem imagens ou narrativas de cultura e de sociedade em contextos específicos”, permitindo às pessoas trocar ideias relativas a imagens pré-construídas sobre outras culturas. Na telecolaboração (que, para O'Dowd (2013, 2016), refere-se à utilização de tecnologias digitais no contexto de aulas de línguas estrangeiras geograficamente distantes), representações culturais emergem quando os indivíduos se encontram. Recorrendo a estudiosos como Byram (1997), Kramsch (1993, 2014), Risager (2007), Lopes e Freschi (2016) e O’Dowd (2019), este estudo qualitativo (PATTON, 1985) teve como objetivo discutir o modo pelo qual um olhar para além de representações culturais estáveis foi possível nas atividades telecolaborativas. Para a análise, foram incluídos dados de sessões de telecolaboração e de uma entrevista. Os excertos analisados representam três episódios interativos em que o seguinte tópico cultural foi discutido: “Programa Bolsa Família”. Os resultados revelaram que um olhar além das representações culturais estáveis foi possível através de mediação pedagógica, pois foram necessários questionamentos posteriores à sessão de telecolaboração para esse olhar. Pode-se afirmar que existe uma necessidade evidente para a discussão sobre representações culturais estáveis em atividades telecolaborativas, tendo em conta que tal discussão foi de suma importância em um olhar além de essencialismos culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Schaefer, Instituto Federal Catarinense (IFC). Brusque – SC - Brasil.

Doutor em Inglês – Estudos Linguísticos e Literários  pela UFSC: Universidade Federal de Santa Ctarina 

Mestre em Educação pela UNIVALI: Universidade do Vale do Itajaí

Professor de Português / Inglês no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus de Brusque

Christiane Heemann, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Itajaí – SC - Brasil.

Doctor in Applied Linguistics  - Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Publicado

11/08/2022

Como Citar

SCHAEFER, R.; HEEMANN, C. Um olhar para além de representações culturais estáveis em atividades telecolaborativas. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 66, 2022. DOI: 10.1590/1981-5794-e14400. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/14400. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais