A concepção de tema nas obras do círculo de Bakhtin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e14491

Palavras-chave:

Tema, círculo de Bakhtin, sentido total da enunciação, relação entre significação e valoração, objeto da enunciação

Resumo

O estudo da significação é uma das problemáticas mais complexas da Linguística, segundo os pressupostos de Bakhtin e do Círculo. Nesse ínterim, o tema, um dos conceitos-chave, embora não seja o mais estudado pelo Círculo, torna-se essencial para a compreensão da linguagem como ação concreta. Este artigo, de escopo bibliográfico, objetiva discutir, epistemológica e teoricamente, a concepção de tema e os conceitos a ele relacionados nos trabalhos do Círculo, especificamente, Bakhtin, Volochínov e Medviédev. Para tanto, o texto retoma as considerações a respeito do tema nas obras desses autores, a observar seu desdobramento, no decorrer dos anos. Os resultados apontam que há variações, nos textos, em relação ao conceito, o que possibilitou depreender algumas tendências em seu entendimento: (1) tema como o sentido total da enunciação, o acontecimento, a realidade e o momento no qual, axiologicamente, interagem conteúdo e forma; (2) tema como a relação entre significação e valoração do signo ideológico; e (3) tema como objeto da enunciação/ do enunciado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins (UFT). Porto Nacional – TO – Brasil.

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2015). Pós-doutora em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2017). Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins - UFT, no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) e no curso de Letras, no campus de Porto Nacional.

Rosângela Hammes Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis – SC – Brasil.

Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Realizou estudos pós-doutorados em Linguística Aplicada, na Unicamp, e, em Educação, na Universidade do Minho. Atualmente, é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no curso de Licenciatura em Letras Português, no Programa de Pós-graduação em Linguística e no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras; é Subcoordenadora do Programa de Mestrado Profissional PROFLETRAS/UFSC. É pesquisadora no Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA), da UFSC, no grupo de pesquisa Estudos de práticas de linguagem, ensinos, aprendizagem e políticas linguísticas em contextos de multiculturalidade, da UNIOESTE, e no grupo de pesquisa GED - Grupo de Estudos Discursivos, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA); vice-presidente da ANPOLL; vice-coordenadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística; coordenadora do Programa PROFLETRAS/UFSC (2013-2015; 2016-2019) e membro do conselho gestor do PROFLETRAS (2013-2015). Participou como avaliadora do PNLD 2018 e como equipe técnica do PNLD 2020. E-mail: hammes@cce.ufsc.br

Publicado

11/08/2022

Como Citar

FUZA, Ângela F.; RODRIGUES, R. H. . A concepção de tema nas obras do círculo de Bakhtin. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 66, 2022. DOI: 10.1590/1981-5794-e14491. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/14491. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais