A competência metagenérica em ofícios

das prescrições formais aos vestígios funcionais no metagênero manual de redação

Autores

  • Rodrigo Albuquerque Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil
  • Anna Luiza de Vasconcellos Cavalcanti Morato Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil https://orcid.org/0009-0006-1549-1721

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e18108

Palavras-chave:

Competência metagenérica, Ofício, Gêneros discursivos, Análise documental crítica

Resumo

A partir da noção de competência metagenérica, almejamos analisar de que modo os manuais de redação abordam os atributos formais e funcionais do gênero ofício, com vistas a sugerir orientações que possam, de algum modo, colaborar com a escrita nesse gênero. No âmbito metodológico, utilizamos a Análise Documental (Cellard, 2008; Alves et al., 2021) e a Análise de Discurso Crítica (Fairclough, 2001; Bessa; Sato, 2018) para examinar manuais de redação e produções acadêmicas que abordassem o gênero em questão. No âmbito teórico, valemo-nos da noção de gêneros discursivos sob os enfoques sociorretórico e sociodiscursivo (Meurer et al., 2005), atrelando-a à noção de competência metagenérica, a qual é resultante de outras competências de linguagem que se instanciam em dimensões linguístico-discursivas, pragmáticas, sociocognitivas e sociointeracionais (Albuquerque, 2022). No âmbito analítico, constatamos, a partir de um quadro de habilidades socioculturais e de estratégias linguísticodiscursivas e interacionais, que os manuais focalizam propriedades formais do gênero e que as produções acadêmicas pouco avançam no debate relativo ao ofício. Concluímos que o acesso a atributos funcionais desse gênero, motivados socioculturalmente, contribuiria para a autonomia dos/as interlocutores/as na leitura e na escrita do ofício.

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Biografia do Autor

Rodrigo Albuquerque, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

É professor adjunto I no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília (UnB), atuando, especialmente, nas áreas seguintes: sociolinguística interacional, estudos etnográficos, cognição social, linguística de texto e ensino de português como primeira e segunda língua. Sobre a formação acadêmica, é Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília, Mestre em Linguística pela mesma universidade e graduado em Letras Português do Brasil como Segunda Língua também na UnB. É também parecerista e revisor do periódico Caderno de Linguagem e Sociedade (L&S).

Publicado

30/04/2025

Como Citar

ALBUQUERQUE, R.; DE VASCONCELLOS CAVALCANTI MORATO, A. L. A competência metagenérica em ofícios: das prescrições formais aos vestígios funcionais no metagênero manual de redação. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 69, 2025. DOI: 10.1590/1981-5794-e18108. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/18108. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais