VoBLing

uma intersecção entre corpus e uma plataforma multimodal

Autores

  • Márcio Issamu Yamamoto Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, GO, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9792-8187
  • Guilherme Fromm Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e18656

Palavras-chave:

VoBLing, Vocabulário bilíngue da Linguística, Linguística de Corpus, Terminologia bilíngue, Plataforma multimodal

Resumo

Objetivamos refletir sobre a terminologia da Linguística analisada pela metodologia da Linguística de Corpus como pesquisa quantitativa e qualitativa. Para tanto, apresentamos, em parte, a construção do vocabulário bilíngue (português e inglês) da Linguística, baseado em corpus, denominado VoBLing, destinado a alunos iniciantes em Letras. Primeiramente, abordaremos a compilação desse corpus comparável, composto por 47 subáreas da Linguística. O registro pretendido foi acadêmico, a partir do qual descrevemos parte da terminologia da Linguística por meio de traços distintivos extraídos de linhas de concordância. As definições são construídas com base na definição terminológica e na definição enciclopédica previamente selecionadas pelo público-alvo. Em segundo lugar, essas funcionalidades foram organizadas em fichas terminológicas on-line do VoTec (Fromm, 2007), uma plataforma on-line bilíngue de gerenciamento terminológico. Portanto, este vocabulário on-line tem um enfoque terminológico e pedagógico, empregando uma abordagem multimodal, para introduzir conceitos linguísticos para alunos iniciantes em línguas. Os usuários têm acesso a definições e a diversos recursos pedagógicos que lhes permitem compreender os conceitos da Linguística e suas subáreas, o que a torna uma plataforma multimodal com potencial para mostrar a definição do termo em questão por meio da semiótica múltipla.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Issamu Yamamoto, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, GO, Brasil.

Professor adjunto da Universidade Federal de Jataí.

Guilherme Fromm, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia – MG – Brasil.

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia.

Publicado

02/08/2024

Como Citar

YAMAMOTO, M. I.; FROMM, G. VoBLing: uma intersecção entre corpus e uma plataforma multimodal. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 68, 2024. DOI: 10.1590/1981-5794-e18656. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/18656. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais