Contribuições metodológicas para a análise textual fundamentada na categoria do tópico discursivo

Autores

  • Aline Gomes Garcia Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6348-9179
  • Eduardo Penhavel de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0718-1142

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e18766

Palavras-chave:

Gramática Textual-Interativa, Tópico discursivo, Referente, Análise tópica, Metodologia

Resumo

Neste artigo, procuramos oferecer contribuições metodológicas para a análise textual desenvolvida na Gramática Textual-Interativa (GTI), tipo de análise fundamentada essencialmente na categoria do tópico discursivo. Especificamente, nosso objetivo é discutir: (i) a instauração, na construção textual, de tópicos metadiscursivos; (ii) a metodologia de nomeação dos referentes que, no texto, funcionam como tópicos. Analisando descrições, narrativas de experiência e relatos de opinião do Banco de Dados IBORUNA e motivados pelo interesse em contribuir para o desenvolvimento da GTI, argumentamos que a construção de textos, por vezes, envolve um tipo de tópico que pode ser analisado como metadiscursivo, caracterizado por uma centração voltada para a negociação entre os interlocutores e indicação de um tópico a ser instalado no texto. Ademais, discutimos que referentes com estatuto de tópico podem ser descritos pela identificação de expressões referenciais que os explicitam na materialidade textual, pela nominalização de predicações dos interlocutores ou ainda por inferências do analista. Concluímos que os tópicos metadiscursivos estampam a formulação textual intrinsecamente interativa assumida pela GTI, por serem voltados para a própria construção textual, e que apontar métodos de identificação dos referentes que são tópicos é reforçar o estatuto de referente de todo tópico discursivo.

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Biografia do Autor

Aline Gomes Garcia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, SP, Brasil

Graduou-se, em 2015, em Licenciatura em Letras com habilitação em português/espanhol pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto. Pela mesma instituição, no ano de 2018, conquistou o título de Mestre em Estudos Linguísticos e, em 2022, o de Doutora em Estudos Linguísticos. Desde a Iniciação Científica, suas pesquisas têm sido desenvolvidas na área de Linguística Textual (LT), sendo fundamentadas especialmente na vertente brasileira da LT chamada de "Gramática Textual-Interativa". Entre os principais temas de interesse de suas investigações, destacam-se os processos de construção textual, considerando sua relação com gêneros textuais. Sempre orientando-se pela categoria analítica do tópico discursivo, o processo de construção textual que tem sido grande alvo de suas pesquisas é a organização tópica, incluindo discussões sobre a relação desse processo com o de referenciação. Ainda considerando os fenômenos textuais a partir da categoria do tópico discursivo, os marcadores discursivos também têm sido objeto de estudo em seus trabalhos, particularmente os marcadores que basicamente articulam porções do texto. 

Eduardo Penhavel de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, SP, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Letras (com habilitação em português e francês) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Por essa universidade, obteve também o título de mestre em Estudos Linguísticos, desenvolvendo sua dissertação especificamente na área de Gramática Funcional. É doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com tese defendida na área de Linguística Textual, tendo desenvolvido parte da pesquisa de doutorado na Universidade de Boston, EUA. Atualmente, é professor da UNESP, campus de São José do Rio Preto, onde trabalha nos cursos de Licenciatura em Letras e Bacharelado em Tradução e nos cursos de Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual e Gramática Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: organização tópica, marcadores discursivos, diacronia de processos de construção textual, Gramática Textual-Interativa e atos discursivos interativos.

Publicado

06/11/2024

Como Citar

GOMES GARCIA, A.; PENHAVEL DE SOUZA, E. Contribuições metodológicas para a análise textual fundamentada na categoria do tópico discursivo. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 68, 2024. DOI: 10.1590/1981-5794-e18766. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/18766. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais