Potencialidades do uso da canção no ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e18912

Palavras-chave:

PLE, Canção, Potencialidades, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este estudo visa apresentar e discutir o desenvolvimento de um curso de português língua estrangeira (PLE) em uma Universidade Francesa. O curso possui oito unidades didáticas, compostas por temáticas selecionadas pelos estudantes. O instrumento desencadeador do processo de ensino-aprendizagem de PLE são diversas canções brasileiras. O curso, elaborado a partir de uma perspectiva intercultural, foi desenvolvido com o objetivo de verificar as potencialidades das tarefas com canções propostas. O curso foi gravado e transcrito, assim, selecionamos e analisamos as falas dos estudantes. Observamos as construções identitárias e interculturais no momento do discurso, revelando-se a aproximação e a afinidade com a cultura do outro, bem como o distanciamento e a incompatibilidade (Bourdieu, 1987), de acordo com o posicionamento contextual e ideológico em que o sujeito está inserido; assim, lança-se o olhar para a cultura do outro (Zarate, 1993). Foi possível analisar as principais reflexões que o ensino com canção sob uma perspectiva intercultural pode trazer neste contexto: reflexões sobre identidade/alteridade, discussões sobre estereótipos e preconceitos, questões históricas e sociais, motivação, trocas e aproximações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Celia Alves, Universidade Mayor de San Andrés (UMSA), La Paz, Bolívia

Atualmente é Professora Leitora da Universidade Mayor de San Andrés (UMSA - La Paz). Foi professora contratada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Diamantina. Doutora em Estudos Linguísticos e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara).Período sanduiche na Universidade Paul-Valéry III (França), bolsista Fapesp. Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), bolsista CNPq, com período sanduíche na Universidade de Laval (Quebéc-Canadá), bolsista ELAP. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2009) habilitação Português/Francês e respectivas Literaturas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: português língua estrangeira, interculturalidade, avaliação e representações

Publicado

02/07/2025

Como Citar

ALVES, A. C. Potencialidades do uso da canção no ensino-aprendizagem de português como língua estrangeira. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 69, 2025. DOI: 10.1590/1981-5794-e18912. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/18912. Acesso em: 12 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais