Conceitos cotidianos e científicos na formação inicial de uma futura professora de inglês como LE

a lacuna da teoria/prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1981-5794-e19246

Palavras-chave:

Formação de professores, Desenvolvimento profissional do professor de inglês, Estágio supervisionado, Psicologia histórico-cultural, Linguística Aplicada

Resumo

O artigo analisa as narrativas de uma futura professora de Inglês como Língua Estrangeira durante seu estágio e que já começou a lecionar fora do ambiente acadêmico. Por meio de pesquisa narrativa, uma estudante universitária brasileira chamada Julia descreveu suas experiências durante grupos focais e em relatórios de estágio. Os resultados indicam que a relação entre conceitos cotidianos e científicos é construída sob a lacuna da teoria/prática, devido a três aspectos: primeiro, que as experiências concretas fora da universidade ofereceram maior contato com os desafios da sala de aula; segundo, que devido a esses eventos anteriores, o estágio adquiriu um significado diferente, resultando em um desencontro entre as expectativas da futura professora em relação ao que seu curso poderia oferecer ao seu desenvolvimento profissional; terceiro, que uma ferramenta cultural como o relatório de estágio também foi afetada pela lacuna, mostrando uma função utilitarista que atrapalha o potencial de mediar suas observações de aula. O arcabouço teórico se baseia em conceitos de atividade mediada e o papel da formação de conceitos na psicologia histórico-cultural, assim como perspectivas em Linguística Aplicada sobre formação inicial de professores. O estudo busca contribuir com as pesquisas histórico-culturais contemporâneas sobre ensino e aprendizagem como práticas assentadas na cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Silvério de Lima, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

Fernando Silvério de Lima

Professor Adjunto de Língua Inglesa

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

 http://lattes.cnpq.br/5547417672168272  https://orcid.org/0000-0001-8419-8293

Publicado

10/03/2025

Como Citar

LIMA, F. S. de. Conceitos cotidianos e científicos na formação inicial de uma futura professora de inglês como LE: a lacuna da teoria/prática. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 69, 2025. DOI: 10.1590/1981-5794-e19246. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/19246. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais