O papel da aquisição da escrita na representação da coda silábica do Português Brasileiro: da fonologia infantil à fonologia adulta
DOI:
https://doi.org/10.1590/1981-5794-e19494Palavras-chave:
Coda, Sílaba, Português Brasileiro, Aquisição da escrita, Aquisição fonológicaResumo
A aquisição da escrita tem sido considerada uma importante fonte de mudança na mente/cérebro do aprendiz, especialmente na maneira como a linguagem é processada. Vários aspectos desse tipo de mudança têm sido estudados, entretanto, poucos trabalhos abordam mudanças especificamente na representação fonológica. Este artigo busca promover esta discussão, com foco na representação da coda silábica do Português Brasileiro. Para tanto, são analisados dados de escrita de 166 crianças brasileiras monolíngues, estudantes dos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que as crianças produzem mais erros na escrita das consoantes nasal e lateral em relação à fricativa e à rótica nesta posição silábica. Este resultado é atribuído principalmente a uma assimetria entre a fonologia infantil e a fonologia adulta, que é refletida no sistema ortográfico. Em razão desse conflito, argumenta-se que a representação da coda pode ser alterada no sistema fonológico das crianças brasileiras, tendo como resultado o seu alinhamento com a gramática alvo.
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